Servidores municipais de Fortaleza realizaram, na manhã desta sexta-feira, 2, um Dia de Luta e Mobilização para cobrar a renovação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), atrasada em dez anos. A concentração ocorreu na Praça da Bandeira, no Centro, de onde os trabalhadores seguiram para o Paço Municipal, na cidade de Fortaleza.
Os PPCS devem ser atualizados a cada cinco anos. Contudo, desde a sua criação em 2007, a Prefeitura não implementa as mudanças necessárias. Como explica o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort), o atraso “se traduz em perdas salariais, desvalorização profissional e carência de servidores nos órgãos municipais”.
A entidade cita o caso do Ambiente Especialidade Gestão Pública. Em 2007, a área tinha 6.141 servidores em mais de 70 cargos. Contudo, 15 anos depois o quadro reduziu devido a mortes e aposentadorias, chegando a 1.466 trabalhadores em 46 cargos. Não há concurso para a especialidade desde 2003.
“O Sindifort e demais sindicatos da área municipal já entregaram à Prefeitura propostas de restruturação dos PCCS de várias categorias e ambientes, tais como AMC, Guarda Municipal, Gestão Pública, Saúde, IJF e outras, mas até o momento o Executivo Municipal não apresentou nada de concreto para a alteração destes planos, que também precisa passar pela Câmara Municipal (CMFOR)”, explica a entidade.
Os servidores seguem tentando chegar a um consenso com a gestão municipal. Recentemente, reuniram-se novamente com a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), responsável pelo estudo dos impactos da medida e por parte da elaboração dos novos planos. O OPINIÃO CE entrou em contato com a Sepog e aguarda retorno.