Voltar ao topo

18 de julho de 2024

Serviços e comércios têm horários variados neste feriadão

Compartilhar:

Neste feriado, alguns órgãos públicos, lojas, shoppings, farmácias e postos de gasolina têm horário de funcionamento alterados

Priscila Baima
priscila.baima@opiniaoce.com.br

Postos de combustíveis têm horário mínimo das 6 às 20 horas (Foto: Natinho Rodrigues)

Nesta sexta-feira, dia 25 de março, comemora-se, no Ceará, a Data Magna, que celebra a abolição da escravidão, e é feriado estadual. O Ceará foi a primeira província brasileira a libertar os escravos, em 1884, quatro anos antes da abolição da escravatura no Brasil. A data foi instituída por lei em 6 de dezembro de 2011.

Na data, alguns órgãos públicos, lojas, shoppings, farmácias e postos de gasolina têm horário de funcionamento alterados na data. As agências dos Correios, por exemplo, não funcionam, assim como os bancos, de acordo com o Sindicato dos Bancários do Ceará.

Já os equipamentos públicos de Fortaleza estão com diversas opções culturais e de lazer. O Mercado Central de Fortaleza funciona das 8 às 16 horas. Neste sábado, 26, o equipamento funcionará das 8 às 18 horas e no domingo, 27, das 8 às 13 horas. O Mercado São Sebastião abrirá as portas nesta sexta, das 5 às 15 horas, manhã, das 5 às 15 horas, e no domingo, das 5 às 12 horas.

Voltado ao público infantil, o Parque da Liberdade, mais conhecido como Cidade da Criança, também poderá receber visitantes. Nesta sexta e neste sábado, o equipamento segue com horário de funcionamento de 8 às 17 horas e, no domingo, das 8 às 12 horas.

Além desses, outros equipamentos do Centro também ofertarão opções de lazer para a população. O Mercado Cultural dos Pinhões recebe nesta sexta, a partir das 18h30, uma mistura de repertórios com musicalidade popular brasileira, samba e forró, em apresentações abertas e gratuitas ao público. O Mercado dos Peixes do Mucuripe também funciona de 6 às 22 horas.

POSTOS DE SAÚDE
A Prefeitura de Fortaleza mantém dois postos de saúde em funcionamento nesta sexta: Posto Paulo Marcelo (Rua Vinte e Cinco de Março, 607 – Centro) e Posto Messejana (Rua Coronel Guilherme Alencar, s/n – Messejana).
Para atendimentos de urgência, 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo seis delas administradas pelo Município, todas funcionando 24h por dia, inclusive nesse feriado.

LOJAS E COMÉRCIOS
As lojas de rua do Centro de Fortaleza podem abrir normalmente, conforme informou o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista (Sindilojas Fortaleza), que define a data como ponto facultativo. Farmácias também são pontos facultativos e cada loja deve decidir abrir ou não neste feriado.

SHOPPINGS
O Shopping Iguatemi Fortaleza funcionará normalmente neste feriado. Lojas, quiosques e operações de alimentação e lazer funcionarão das 10 às 22 horas. Detran, Polícia Federal e Correios, com sede no local, não funcionam. Os restaurantes do shopping funcionam das 11 às 1 horas. Já o cinema segue o horário de funcionamento das 13 às 22 horas.

As lojas, os quiosques e as operações de alimentação e de entretenimento dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy funcionarão normalmente, das 10 às 22 horas. Exceto, órgãos públicos e banco que estarão fechados. Também seguem com atendimento, as plataformas RioMar Online dos shoppings, das 10 às 21 horas.

Os Shoppings Del Paseo e Parangaba operam em horário normal, abrindo às 10 horas e encerrando às 22 horas. No Shopping Benfica, as lojas e os quiosques funcionaram normalmente. Apenas as agências da Caixa Econômica e do Santander, a Lotérica, a Casa do Cidadão, a Clínica Liv, a Prevtop e o laboratório estarão fechados.

Os centros comerciais do Grupo Ancar na Grande Fortaleza — North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping — também seguem expediente normal nesta sexta. Nos quatro shoppings, o horário de funcionamento é das 10 às 22 horas.

O Shopping Aldeota funciona com horários reduzidos no feriado. As lojas e os quiosques abrem de 13 às 19 horas e a praça de alimentação das 12 às 19 horas. A unidade do Pão de Açúcar que fica no local também tem horário alterado, de 7 e 19 horas.

METROFOR
As linhas operadas pelo Metrofor em Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) terão funcionamento especial neste feriado da Data Magna do Ceará. Já os sistemas que operam na região do Cariri em Sobral não terão operação nesta data.

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS
Em nota, o Sindipostos Ceará esclarece que os postos de combustíveis do Estado funcionarão neste feriado, no horário mínimo das 6 às 20 horas, de acordo com a resolução ANP 41/2013.

CAGECE e ENEL
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou que opera em regime de plantão na data, para manutenção das redes de água e esgoto em Fortaleza e no interior do Estado. As lojas de atendimento fecham nesta sexta e neste sábado, retornando ao funcionamento normal nesta segunda-feira, 28.

Já a Enel deve funcionar com equipes trabalhando normalmente neste feriado. As lojas de atendimento fecham na data. Nesta sexta, as unidades dos bairros Aldeota, Centro, Carlito Pamplona, Messejana, Parangaba, em Fortaleza, e dos municípios de Caucaia, Sobral, Itapipoca, Maranguape, Maracanaú, Paraipaba e Quixeramobim abrem normalmente.

[ Mais notícias ]