Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Serviço de oncologia no Hospital Regional do Sertão Central começa nesta segunda-feira (15)

O novo equipamento da Sesa é o segundo hospital regional a contar com atendimento oncológico no Ceará.
Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Compartilhar:

O atendimento em oncologia do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, inicia suas atividades a partir desta segunda-feira (15). O equipamento, gerido pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), visa oferecer assistência especializada para a população de 20 municípios. A inauguração da unidade de saúde, que inicia às 9h, contará com a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho.

O equipamento da Sesa ofertará atendimento aos pacientes com câncer, beneficiando cerca de 631 mil habitantes dos seguintes municípios: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu e Tauá.

Tendo em vista a interiorização da saúde, o governo lança o novo serviço na região. A implantação do serviço no hospital era uma demanda aguardada pelos moradores da região, que precisavam recorrer aos hospitais de Fortaleza para realizar tratamento oncológico. Com a inauguração do HRSC, o Ceará passa a contar com dois hospitais regionais com atendimento oncológico. O outro é o Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), localizado em Limoeiro do Norte. O equipamento conta com oncologia clínica, ambulatorial, hospitalar, especializada, tratamento de hormonioterapia e quimioterapia, além da realização de cirurgias oncológicas.

HOSPITAL REGIONAL

O Hospital Regional do Sertão Central iniciou suas atividades em setembro de 2016, oferecendo os primeiros atendimentos nas áreas de Ambulatório e Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico. Em 2017, foram abertos os primeiros leitos de UTI, clínica médica, UCE e o hospital passa a realizar as primeiras cirurgias via central de regulação. Já no ano seguinte, foi inaugurada a unidade de AVC, que se tornaria, tempos mais tarde, uma referência na região e para o Ceará. Além disso, passou a oferecer o serviço de traumatologia e neonatologia.

Em 2021, o HRSC alcançou nível Ótimo no processo de acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA) e tornou-se uma das oito unidades no mundo a ser certificada e ter seus serviços reconhecidos pela instituição espanhola. Em 2022, a unidade passa a ser um hospital universitário com a construção e instalação do Polo Universitário de Saúde, abrigando cursos de Medicina e Enfermagem em Quixeramobim. O HRSC atende pacientes de alta complexidade, sendo referência em casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), cirurgia geral, traumatologia, clínica médica e terapia intensiva.

[ Mais notícias ]