Considerado um dos principais eventos na região da Serra da Ibiapaba, o Festival Viçosa, Mel e Cachaça inicia sua programação na próxima quinta-feira (30), seguindo até 1º de junho. O evento é realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae CE) em parceria com a Prefeitura de Viçosa do Ceará. Com o objetivo de valorizar a cultura local, o festival mostra a tradição do preparo de cachaças de alambique, a relevância do mel e de toda a cadeia produtiva derivada da cana-de-açúcar. O desenvolvimento e a capacitação dos profissionais do segmento do turismo, dos produtores de cachaça de alambique e apicultores é destaque do evento.
O festival conta com expositores no espaço da cachaça, stands do mel, artesanato, gastronomia regional e stands institucionais, entre eles o da Sebrae, que terá uma área dedicada à Indicação Geográfica das cachaças de Viçosa. O stand do Sebrae ainda conta com sorteio de brindes, que vai desde descontos em equipamentos turísticos até em diárias de hospedagem. As premiações oferecidas buscam incentivar a presença de mais turistas nos estabelecimentos da região.
“Será um momento de maior comercialização e divulgação dessas empresas. Teremos 36 stands de cachaça, que são trabalhadas pelo Sebrae e pela Prefeitura de Viçosa. Também contaremos com produtos regionais, que englobam artesanatos, licores e queijos. Todos os produtos são feitos na nossa região. Também teremos um espaço gastronômico, com 17 empresas. Estamos fazendo um acompanhamento para desenvolver um menu específico para o Festival, com itens da região. Temos o cuidado de que o turista tenha uma experiência única em cada um desses espaços da feira de negócio”, destaca a Analista do Sebrae Ceará, Marcia Caroline.
Com 81 estandes, o festival reúne mais de 100 marcas da região da Ibiapaba, impactando as cidades Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará. A Analista do Sebrae na região da Ibiapaba, Marcia Caroline, conta que o evento movimenta as cidades do entorno, com uma ocupação hoteleira significativa, beneficiando a economia na região. “O momento da feira transcende Viçosa do Ceará. A gente percebe que é um evento que mexe para além de um único município, mexe com as empresas do município, mexe com a economia de uma região. É o principal marco do festival”, destacou.
PREPARAÇÃO
Na etapa de organização do evento, o Sebrae ofereceu uma série de capacitações para os empresários que trabalharam na preparação do festival, buscando desenvolver os colaboradores e garantir que o evento seja indutor da economia e do turismo na Serra da Ibiapaba. Entre os cursos promovidos pelo Sebrae estão as capacitações com expositores de gastronomia, a Oficina Vende + no festival, e o Planejamento de Produto e Oficina de Segurança Alimentar, ministrada pelos alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus Ubajara, do curso de Tecnológico em Gastronomia.
Além disso, foram desenvolvidas coleções de artesanato exclusivas para o festival, de grupos do Manhoso e TOPE de Viçosa e Flor de Croá de Tianguá. A programação de cursos oferecidos pelo Sebrae também conta com a Oficina de Inovação no atendimento ao cliente, em parceria com a CDL de Viçosa, com o público dos permissionários da Igreja do Céu e associados da CDL. Também foi realizado o workshop de harmonização de cachaças com produtos regionais.
Os interessados nesse tipo de formação, o Sebrae oferece o curso Roteiro de Atendimento, que tem o intuito de auxiliar os profissionais, garantindo um bom atendimento.
PROGRAMAÇÃO
O evento terá, ainda, um espaço turístico do roteiro dos engenhos, feira de agronegócio, ativações de sustentabilidade, espaço de gastronomia, atrações musicais e o bar temático de cachaças. O último espaço destacará o selo de distinção e Indicação Geográfica que a cachaça de Viçosa ganhou, em abril. A certificação reconhece a qualidade e a importância cultural da produção da bebida. A marca tem o intuito de valorizar a cachaça da região, aumentando seu valor e comercialização.
O selo foi conquistado pela região a partir das ações do Sebrae Ceará, que realiza, desde 2020, o diagnóstico das potenciais Indicações Geográficas no Estado. A iniciativa buscou definir quais produtos representam a cultura de determinadas regiões do Ceará, avaliando características como Denominação de Origem (DO), o método de produção, a governança, a identidade, o desempenho econômico, a necessidade de proteção, a pesquisa e a visão de futuro. O evento conta com 17 atrações musicais, entre os artistas previstos para o festival estão Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Alê Pinheiro, Amandinha Kaká, Samba do Brown, entre outros.
PARTICIPE
Festival Viçosa, Mel e Cachaça
- Data: 30, 31 de maio e 01 de junho de 2024
- Local: Complexo Turístico Igreja do Céu
- Horário: A partir das 16h
- Confira mais oportunidades para o seu negócio no portal do Sebrae: ce.loja.sebrae.com.br