Voltar ao topo

5 de novembro de 2024

Sérgio Aguiar é primeiro cearense eleito para Presidência da Unale

Ele foi eleito para o biênio 2024-2025, durante o encerramento da 26ª conferência da entidade
Foto: Júnior Pio/Alece

Compartilhar:

O deputado cearense Sérgio Aguiar (PDT) foi eleito presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) para o biênio 2024-2025, durante o encerramento da 26ª conferência da entidade, na sexta-feira (10) no Centro de Eventos do Ceará (CEC). O parlamentar é o primeiro cearense a assumir o posto. No discurso de posse após a escolha dos deputados filiados à Unale, o parlamentar anunciou sua proposta como novo dirigente do colegiado. Ele disse que vai integrar as Assembleias Legislativas e os parlamentares estaduais de todo o Brasil.

“Faremos uma campanha para trazer as Assembleias que não são filiadas, assim como deputados estaduais. A Unale vai ser uma entidade cada vez mais plural, no sentido de procurarmos fazer com o que o assessoramento e a atividade do parlamentar estadual seja uma forma de fortalecer o vínculo entre o parlamentar e a sociedade”, ressaltou.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão (PDT), celebrou a eleição de Sérgio Aguiar. Para ele, o novo presidente da Unale é um político atuante e um dos maiores entusiastas da união. “Nós ficamos muito felizes de ele ter sido eleito por unanimidade. Sem sombra de dúvidas, isso fortalece a política cearense pois ocupamos mais espaço a nível nacional”, celebrou.

O presidente da Unale até janeiro de 2024, deputado Diogo Morais (PSB-PE) também reverenciou Sérgio Aguiar. Segundo ele, o cearense é um parlamentar muito participativo na Unale e a escolha é para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela entidade. “Nós formamos a chapa para continuar as nossas diretrizes e objetivos para a gestão e agora temos o desafio de aumentar nossas prerrogativas e competências, como trabalhar uma gestão eficaz e conseguir um maior número de filiados”, acentuou.

Outro cearense eleito como secretário da Unale no Ceará, é o deputado Stuart Castro (Avante). O parlamentar falou sobre a “grande responsabilidade” de trazer políticas públicas de outros estados ao Ceará. “Essa troca de experiências é o que eu vou ter como responsabilidade. Vou trazer banco de projetos da Unale para poder desenvolver políticas públicas para o nosso povo e fortalecer as nossas prerrogativas como deputados estaduais em Brasília”, pontuou.

Sérgio Aguiar é natural do município de Camocim. O parlamentar é formado em Economia pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Administração da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Tem ainda formação em Direito e é mestre em Gestão Pública e Modernização Administrativa pela Universidade Internacional de Lisboa.

O deputado disputou eleição para a Assembleia Legislativa pela primeira vez em 2006, sendo o 14º mais votado do Estado com 47.607 votos. O parlamentar em 2010 foi reeleito com 67.357 votos, desta vez, sendo o oitavo mais votado. Para o terceiro mandato Sérgio Aguiar teve 85.060 votos sendo o 6° mais bem votado, em 2018, teve 100.925. Em 2022, recebeu 97.522 votos, sendo o segundo mais votado do PDT e o quinto na votação geral.

COLEGIADO

Além do deputado Sérgio Aguiar (PDT) como novo presidente a partir de janeiro de 2024, foram eleitos o vice-presidente da Região Nordeste, Ezequiel Ferreira (RN); vice-presidente da Região Norte, Gabriel Picanço (RR); vice-presidente da Região Sul Rodrigo Minotto (SC); vice-presidente da Região Sudeste Tia Ju (RJ); vice-presidente da Região Centro-Oeste, Lidio Lopes (MS). Como secretária-Geral, foi eleita Ivana Bastos (BA).

Também participaram do evento a senadora Augusta Brito (PT-CE), os parlamentares Emília Pessoa (PSDB), Jô Farias (PT), Osmar Baquit (PDT), Lucínildo Frota (PMN), Júlio César Filho (PT), Antônio Granja (PDT), Agenor Neto (MDB), Felipe Mota (União), Alcides Fernandes (PL); Antônio Henrique (PDT), Cláudio Pinho (PDT) e Almir Bié (PP).

[ Mais notícias ]