Em postagem no Twitter, na tarde desta quinta-feira, 20, o deputado federal cearense Yuri do Paredão (PL) afirmou ter tido um encontro com o presidente do seu partido, Valdemar Costa Neto, onde ele teria sido informado sobre sua expulsão do Partido Liberal. O clima foi pesando após Yuri posar em uma foto, ao lado de ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e fazendo o “L” com as mãos, no último dia 13, no lançamento do novo sistema de bombas da transposição do Rio São Francisco.
Hoje estive com o presidente do PL Valdemar Costa Neto, o qual me afirmou que serei expulso do partido.
Respeito a decisão do presidente. E agradeço a oportunidade dada na eleição de 2022.
Sigo como deputado federal defendendo a democracia, fazendo política com diálogo,…
— Yury Do Paredão (@yurydoparedao) July 20, 2023
Ainda de acordo com texto publicado na rede social, Yuri reafirma sua ciência e postura com os fatos. “Respeito a decisão do presidente. E agradeço a oportunidade dada na eleição de 2022.” O parlamentar reforçou seu compromisso com a defesa da democracia e afirmou que continuará a fazer política por meio do diálogo, respeito, sem aderir ao radicalismo, sempre com tolerância e em defesa de ações governamentais que visem ao bem-estar do povo brasileiro.
Em publicação nas redes sociais, o Partido Liberal reafirmou a expulsão de Yuri por “não comungar dos ideais da legenda”. A publicação vem com uma foto do encontro que ocorreu na sede do partido, em Brasília, nesta quinta-feira, 20.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Valdemar Costa Neto (@valdemarcostaoficial)
CENÁRIO
Conforme reportagem de Priscila Baima, no Opinião CE, desta terça-feira, 18, o incômodo do PL com Yuri do Paredão e sua aproximação com o Governo Lula não é recente. No início do mês, uma troca de mensagens entre os parlamentares do PL foi marcada por insultos, levando ao bloqueio do grupo, após alguns deputados, incluindo Yury, votarem a favor da reforma tributária.
Ainda conforme a reportagem, em maio deste ano, durante a visita de Lula ao Ceará, Yury desfrutou de um privilégio que nem mesmo alguns petistas tiveram: ele recebeu o presidente em sua vinda ao Estado e subiu ao palco ao lado do líder político na cidade de Crato, no Cariri. Uma foto do presidente e do deputado lado a lado causou indignação entre os apoiadores bolsonaristas.
Desde a posse do presidente Lula, Yury tem se aproximado do Palácio do Planalto, integrando a base governista, recebendo o petista em visitas ao Ceará e até mesmo fazendo o gesto do “L” ao lado de ministros.