Menu

Senai Ceará oferece 600 vagas gratuitas para jovens no “Viradão do Emprego”

As inscrições podem ser feitas até 18 de agosto, aulas têm início previsto para 25 de agosto de 2025. Foto: Donny Soares

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Ceará lançou um novo edital de parcerias com a Rede Cuca, disponibilizando 600 vagas gratuitas em cursos técnicos de aprendizagem. A ação integrou o Viradão do Emprego, evento realizado nesta terça-feira (12), no Cuca José Walter, em alusão ao Dia Internacional da Juventude.

A iniciativa foi direcionada a jovens em busca do primeiro emprego e capacitação profissional, e também contou com a oferta de diversos serviços públicos.

Os cursos, voltados a jovens de 14 a 22 anos, têm como objetivo formar profissionais para atender à demanda de indústrias que precisam cumprir a cota de aprendizes. No caso de pessoas com deficiência, não há limite de idade. As inscrições podem ser feitas até 18 de agosto, pelo portal Educação, e as aulas têm início previsto para 25 de agosto de 2025.

O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Secretaria do Trabalho do Governo do Ceará e o Governo Federal.

De acordo com Carlos Eduardo, instrutor do Senai Maracanaú, a instituição busca atender áreas estratégicas.

“Estamos apresentando ao público-alvo, aos futuros alunos, os cursos Técnico em PCP (Planejamento e Controle da Produção) e Qualidade. Todas as indústrias precisam de profissionais dessas áreas, e há muitas vagas e oportunidades de emprego no estado”, afirmou.

Já Paula Couto, analista administrativa do Senai Parangaba, destacou o setor têxtil e de vestuário. “Divulgamos nosso Curso Técnico de Vestuário e todas as oportunidades de empregabilidade que ele oferece para a juventude”, disse, acrescentando que a exposição de trabalhos dos alunos buscou despertar o interesse dos participantes.

O secretário da Juventude de Fortaleza, Julio Brizzi, ressaltou a relevância da parceria. “É a possibilidade de entrar no ensino médio e já ter um curso técnico feito com qualidade pelo Senai, para já ter um currículo, já ter um certificado de curso técnico”, afirmou.