No Senado Federal, a Subcomissão Permanente da Alfabetização na Idade Certa foi instalada nesta terça-feira (11). Ela será presidida por Cid Gomes (PSB), que foi eleito por aclamação. A subcomissão tem como principais objetivos fortalecer o regime de colaboração com foco na alfabetização na idade certa, engajar o Senado nessa agenda, propor projetos que viabilizem a alfabetização das crianças e debater tecnologias e inovações que auxiliem na alfabetização escolar.
O senador cearense destacou a experiência bem sucedida de Sobral e do Ceará e defendeu que ela é replicável.
“Essa é uma política replicável e universalizável. O ministro Camilo tem um grande desafio, já implantou um programa nacional e certamente todos os agentes públicos brasileiros devem contribuir. É nesse intuito que propus a criação dessa subcomissão, para que possamos ajudar o ministério, ajudar os estados e os municípios e consigamos mudar o quadro da alfabetização no Brasil”, afirmou Cid Gomes.
O parlamentar ressaltou a importância de os gestores se engajarem pessoalmente para que as políticas públicas de alfabetização na idade certa funcionem. “Como prefeito da minha cidade, me sentia no dever de criar oportunidades para os jovens sobralenses poderem realizar os seus sonhos. Depois, quando fui eleito governador, eu, pessoalmente, e essa é uma premissa para que esse programa dê certo, me envolvi e instituímos o Programa de Alfabetização na Idade Certa [Paic], que foi abraçado por toda a comunidade escolar”, lembrou Cid Gomes.
PLANO DE TRABALHO
Na primeira reunião da subcomissão foi aprovado o plano de trabalho que prevê a realização de cinco audiências públicas no Senado e outras quatro em diversos estados do País, além de visitas às secretarias da Educação das unidades da Federação. Além do senador Cid Gomes, a Subcomissão Permanente da Alfabetização na Idade Certa será composta pela senadora Zenaide Maia, que será a vice-presidente, mais três membros titulares e cinco suplentes.