Voltar ao topo

25 de março de 2025

Seminários Municipais de Prevenção à Violência começam dia 7 de fevereiro, em Maranguape

O desafio proposto é apontar causas e consequências do fenômeno da violência, conforme a realidade de cada município, compondo um diagnóstico detalhado, com indicações práticas para a prevenção
Maranguape sediará a primeira edição dos Seminários Municipais de Prevenção à Violência, no dia 7 de fevereiro. Foto: Fernando Barbosa/ Opinião CE

Compartilhar:

O Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Governo do Ceará (PReVio) chega em 10 municípios cearenses, entre os dias 7 e 26 de fevereiro, para promover a realização dos Seminários Municipais de Prevenção à Violência. O objetivo mostrar vontade política, diálogo sistemático, ampla escuta e implementação conjunta de ações e projetos estratégicos pensados para a prevenção à violência.

Maranguape será o município a sediar os Seminários Municipais de Prevenção à Violência, na sexta-feira da próxima semana (7 de fevereiro). Pela ordem, as demais edições serão realizadas em Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Quixadá, Sobral, Itapipoca, Caucaia, Maracanaú e Fortaleza.

Os trabalhos do PReVio envolvem gestores municipais, equipes técnicas, atores institucionais, representantes de órgãos públicos e/ou governamentais, além de lideranças comunitárias e sociedade civil organizada. O ciclo de encontros também contribui para o processo de elaboração dos Planos Municipais de Prevenção à Violência, a serem pactuados junto aos 10 municípios atendidos pelo PReVio.

Para articular e viabilizar um espaço formativo e de alinhamento de gestão voltado a temas como prevenção à violência, direitos humanos e segurança pública cidadã, a programação dos Seminários Municipais de Prevenção à Violência inclui oficinas de trabalho, workshops e mapeamento de cenários e demandas em torno de questões relacionadas à prevenção à violência.

Realizados presencialmente, de forma interativa, dialógica e participativa, os seminários têm oito horas de duração diárias e iniciam pela manhã, com a participação de gestores e técnicos das prefeituras municipais. À tarde, unem-se ao grupo inicial representantes da sociedade civil, do Sistema de Justiça, das universidades e câmaras municipais, dentre outros atores sociais com representatividade nos municípios.

Criados os espaços de interlocução das políticas públicas para o conhecimento e a mitigação das vulnerabilidades que se relacionam com a violência, o desafio proposto é apontar causas e consequências do fenômeno, conforme a realidade de cada município, compondo, como produto final, um diagnóstico detalhado com indicações práticas para a prevenção.

CRONOGRAMA

07.02.25 (sexta-feira): Maranguape
11.02.25 (terça-feira): Juazeiro do Norte
12.02.25 (quarta-feira): Crato
13.02.25 (quinta-feira): Iguatu
14.02.25 (sexta-feira): Quixadá
18.02.25 (terça-feira): Sobral
19.02.25 (quarta-feira): Itapipoca
20.02.25 (quinta-feira): Caucaia
25.02.25 (terça-feira): Maracanaú
26.02.25 (quarta-feira): Fortaleza

SERVIÇO:
Seminários Municipais de Prevenção à Violência – PReVio
Data: 7, 11 a 14, 18 a 20 e 25 a 26 de fevereiro
Horário: a partir de 8h
Local: Sede da Secretaria de Educação de Maranguape (Rua Doutor Argeu Gurgel Braga Herbster, 960, Bairro Outra Banda, Maranguape)

[ Mais notícias ]