Durante de três dias, a Pinacoteca do Ceará, museu que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secut), gerido em parceria pelo Instituto Mirante, realiza o Seminário Chico da Silva e a Escola do Pirambu. A atividade integra a programação educativa da exposição de mesmo nome, em cartaz até 29 de outubro, uma parceria entre as pinacotecas do Ceará e de São Paulo. A atividade começou na sexta-feira, 29, prossegue neste sábado, 30, e termina no domingo, 1º de outubro, com visita mediada, debates e exibição de um documentário. A programação é gratuita e conta com acessibilidade em Libras.
A partir de uma perspectiva contemporânea, o Seminário Chico da Silva e a Escola do Pirambu visa ampliar a discussão sobre o percurso e a obra do artista acreano radicado no Ceará, Chico da Silva, e dos integrantes do ateliê coletivo conhecido como Escola do Pirambu, criado nos anos 1960. Entre os temas que atravessam as três mesas de debate do evento estão as trajetórias artísticas, os processos criativos, a arte coletiva e os aprendizados que decorrem dessas práticas.
PROGRAMAÇÃO
Na sexta-feira, a programação do seminário foi aberta com uma visita guiada pela exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, com os curadores Flávia Muluc e Thierry Freitas, além do diretor da Pinacoteca do Ceará, Rian Fontenele.
O segundo dia do seminário, neste sábado, inicia às 15 horas, com a mesa “Chico da Silva e a Escola do Pirambu: Trajetórias, Encontros e Desencontros”, que terá a participação do artista, historiador e crítico de arte Roberto Galvão, a documentarista e professora Adriana Botelho e a curadora Flávia Muluc. A mediação será de Carlos Macedo, assessor de acervo da Pinacoteca do Ceará.
A partir das 17 horas, acontece a mesa de encerramento “O que podemos aprender com Chico da Silva e a Escola do Pirambu?” contará com o escultor, gravador, desenhista, ilustrador e pintor Hélio Rôla, a gerente artística da Pinacoteca do Ceará, Carolina Vieira, e José Maria Tabosa, do Centro Popular de Documentação do Pirambu (Cpdoc). Flávia Muluc fará a mediação.
DOCUMENTÁRIO
No domingo, dia 1º de outubro, a programação segue com a exibição do documentário “Chico da Silva e o Ateliê do Pirambu”, da Pinacoteca de São Paulo. O média-metragem de 37 minutos, com acessibilidade em Libras, acompanha o percurso sala a sala da exposição retrospectiva de Chico da Silva, que esteve em cartaz no primeiro semestre de 2023, na Pinacoteca de São Paulo (atualmente, ampliada na Pinacoteca do Ceará).
A narrativa intercala imagens da mostra com depoimentos de pesquisadores da obra de Chico e de pessoas que foram próximas de seu convívio. Serão duas sessões, uma às 11 horas e outra às 15, no auditório. O acesso é gratuito.
A EXPOSIÇÃO
Com 148 obras, a exposição “Chico da Silva e a Escola do Pirambu” é a maior já realizada sobre o pintor e seu legado. Em cartaz na Pinacoteca do Ceará de 15 de julho a 29 de outubro de 2023, tem curadoria de Thierry Freitas e de Flávia Muluc. Concebida originalmente pela Pinacoteca de São Paulo, com o título “Chico da Silva e o ateliê do Pirambu”, a mostra ficou em cartaz na capital paulista de 4 de março a 28 de maio deste ano e recebeu 88.881 visitantes.