Voltar ao topo

15 de janeiro de 2025

Seminário na Pinacoteca do Ceará debate obra e legado do artista cearense Leonilson

A participação no evento é gratuita, não requer inscrição prévia e está sujeita à capacidade do espaço
Foto: Marilia Camelo/Pinacoteca Ceará

Compartilhar:

Na tarde da próxima sexta-feira (17), a Pinacoteca do Ceará será palco de um importante evento que reunirá artistas, pesquisadores e curadores para discutir a obra e o legado do renomado artista cearense Leonilson. O seminário intitulado “Leonilson: Da qualidade de ser forte” é uma das atividades vinculadas à exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”, que estará em exibição até o próximo dia 26 de maio.

O seminário terá início às 14h, no auditório do museu, que faz parte da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é administrado em parceria com o Instituto Mirante. A participação no evento é gratuita, não requer inscrição prévia e está sujeita à capacidade do espaço. Além disso, será disponibilizada uma transmissão online no canal da Pinacoteca do Ceará no YouTube, com acessibilidade em Libras.

O evento contará com duas mesas de debate. A primeira, intitulada “Se você sonha com nuvens – a produção de Leonilson“, terá a presença de Lisette Lagnado, renomada pesquisadora, crítica e curadora de arte, juntamente com o artista cearense Efrain Almeida e o mestre em História da Arte (USP) Ricardo Resende, um dos curadores da exposição. A mediação será conduzida por Aline Albuquerque, também curadora da exposição, ao lado de Ricardo Resende.

A segunda mesa, “A Aids e as transformações estéticas na arte contemporânea”, iniciará às 17h30 e contará com a participação da artista visual Peaug e do psicanalista Leopold Nosek, com mediação de Adriano de Lavor, doutor em Comunicação (Fiocruz) e integrante da equipe de jornalismo do programa Radis – Comunicação e Saúde, da Ensp/Fiocruz.

SOBRE A EXPOSIÇÃO

A exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” apresenta 245 obras, incluindo pinturas, desenhos, instalações e bordados do artista, além de trabalhos de outros artistas como Batista Sena, Efímia Meimaridou, Luiz Hermano, Siegbert Franklin, Zé Tarcísio, Marcus Francisco, Karim Aïnouz e Ricardo Bezerra. A mostra, realizada em parceria com o Projeto Leonilson, tem curadoria de Aline Albuquerque e Ricardo Resende.

[ Mais notícias ]