Voltar ao topo

15 de janeiro de 2025

Fortaleza tem chuva mais intensa do ano e registra alagamentos no início da semana

Túnel da Av. Alberto Sá está bloqueado em ambos os sentidos por conta de alagamento
Reprodução

Compartilhar:

Fortaleza registra fortes chuvas na madrugada e manhã desta segunda-feira, 28. As precipitações estão concentradas na faixa litorânea e Maciço de Baturité, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Conforme os dados parciais, choveu em pelo menos 130 municípios no intervalo entre as 7h de ontem (27) e 7h desta segunda-feira (28). O maior acumulado do período aconteceu justamente na Capital, com 88,4 mm – maior registro do ano. Também tiveram bons volumes as cidades de Itapipoca (88,4 mm), Santana no Acaraú (82,8 mm) e Cascavel (75 mm). Os dados são parciais e devem ser atualizados ao longo do dia.

Para o restante do dia, a previsão da Funceme é de céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões do Ceará, situação que deve ser mantida até pelo menos quarta-feira (30). A condição se dá em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

  • Fortaleza (Posto: ÁGUA FRIA): 88,4 mm
  • Itapipoca (Posto: PRAIA DA BALEIA): 88,4mm
  • Santana do Acaraú (Posto: AÇUDE SÃO VICENTE): 82,8 mm
  • Fortaleza (Posto: PICI): 76,6 mm
  • Cascavel (Posto: CASCAVEL): 75 mm
  • Iguatu (Posto: IGUATU): 72 mm
  • Mulungu (Posto: MULUNGU): 67 mm
  • Fortaleza (Posto: CASTELÃO): 59,6 mm
  • Tauá (Posto: VERA CRUZ): 54,8 mm
  • Palmácia (Posto: PALMACIA): 52,2 mm

Fortaleza

As chuvas em Fortaleza geraram alagamentos e trânsito mais lento. Segundo a Autarquia Minicipal de Trânsito e Cidadania (AMC), o túnel da Av. Alberto Sá está bloqueado em ambos os sentidos por conta de alagamento. Em nota enviada ao OPINIÃO CE, a Autarquia aponta que orientadores de tráfego se deslocam para a Rua Francisco Vilela, altura do número 25, no bairro Castelão, para prestar suporte no trânsito após a queda de uma árvore. Nesta manhã, pelo menos oito dos 1062 semáfaros da cidade apresentaram instabilidade provocada por furos de cabeamento e falhas no fornecimento de energia.

Média História

Os bons volumes de março, segundo mês da quadra chuvosa (fevereiro a maio), ficam evidentes quando comparados à média histórica para o intervalo. A normal, segundo a Fundação Cearense, é de 203,4 mm – para ser considerado acima da média é necessário chover mais que 241,08 mm. Faltando três dias para o fim de março, o Ceará já registrou 254.9 mm, um desvio positivo de 25.3% em relação à média histórica. Os maiores acumulados são observados nas macrorregiões do Cariri (349.5 mm); Ibiapaba (305.9 mm) e Jaguaribana (240.1 mm). O Cariri também registra o maior desvio positivo – 60% maior que o observado normalmente.

[ Mais notícias ]