Voltar ao topo

28 de abril de 2025

Semana Santa deve seguir com condições para chuvas em todas as macrorregiões

Até sexta, 7, os maiores acumulados poderão ocorrer nos extremos do Estado, como faixa litorânea, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns
Foto: Governo do Estado/Divulgação

Compartilhar:

O Ceará deve manter condições favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões ao longo do feriado de Páscoa. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esta quarta-feira, 5, apresenta previsão para precipitações mais concentradas na faixa litorânea, Jaguaribana e Ibiapaba. Há possibilidade ainda de acumulados relativamente expressivos no Cariri.

Já para quinta, 6, e sexta-feira, 7, os maiores acumulados poderão ocorrer nos extremos do Estado, como faixa litorânea, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns. A Funceme aponta ainda a Ibiapaba como macrorregião como área mais favorável nos próximos dois dias.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue como o principal sistema indutor de precipitações neste período. Ela encontra-se posicionada em torno de 2°S, o que colabora para mais instabilidade e chuva sobre o Estado. Além disso, sistema de brisa, calor, umidade e ainda a interação dos ventos com o relevo colaboram para mais acumulados.

CHUVAS EM ABRIL

Conforme dados da Funceme, o Estado está no 4º dia consecutivo com registros em mais de 100 municípios. Entre terça e esta quarta, 5, choveu em ao menos 142 cidades. Os maiores acumulados ocorreram em Santana do Acaraú (87 mm), Martinópole (85.5 mm), Caririaçu (80 mm), Cascavel (73 mm) e Bela Cruz (73 mm).

[ Mais notícias ]