O Ceará deve manter condições favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões ao longo do feriado de Páscoa. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), esta quarta-feira, 5, apresenta previsão para precipitações mais concentradas na faixa litorânea, Jaguaribana e Ibiapaba. Há possibilidade ainda de acumulados relativamente expressivos no Cariri.
Já para quinta, 6, e sexta-feira, 7, os maiores acumulados poderão ocorrer nos extremos do Estado, como faixa litorânea, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns. A Funceme aponta ainda a Ibiapaba como macrorregião como área mais favorável nos próximos dois dias.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue como o principal sistema indutor de precipitações neste período. Ela encontra-se posicionada em torno de 2°S, o que colabora para mais instabilidade e chuva sobre o Estado. Além disso, sistema de brisa, calor, umidade e ainda a interação dos ventos com o relevo colaboram para mais acumulados.
CHUVAS EM ABRIL
Conforme dados da Funceme, o Estado está no 4º dia consecutivo com registros em mais de 100 municípios. Entre terça e esta quarta, 5, choveu em ao menos 142 cidades. Os maiores acumulados ocorreram em Santana do Acaraú (87 mm), Martinópole (85.5 mm), Caririaçu (80 mm), Cascavel (73 mm) e Bela Cruz (73 mm).