Em busca de contribuir com a promoção da conservação e restauração florestal da Caatinga, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) concluiu o plano de manejo do Cânion Cearense do Rio Poti. O documento foi divulgado na sexta-feira (21) pela representante titular da pasta, Vilma Freire, em uma agenda ambiental, em Crateús. Além do plano, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Associação Caatinga, que atua na região.
O Plano de Manejo foi construído por um Grupo de Trabalho (GT) composto por moradores, agentes do Estado, do setor privado e da sociedade civil ligados a Unidade de Conservação. “O documento que estamos entregando hoje é um estudo técnico que estabelece o zoneamento e as normas que norteiam o uso do nosso Parque. É uma conquista da sociedade e do meio ambiente. Queria ressaltar o trabalho da senadora Janaína Farias, uma lutadora por esta região e uma das responsáveis pela criação desta Unidade de Conservação”, disse a secretária Vilma Freire.
“Esperamos que essa visita possa ter desdobramentos positivos para o semiárido no quesito de novas parcerias e políticas públicas que envolvam tanto o poder público quanto a iniciativa privada”, afirmou coordenador geral da Associação Caatinga, Daniel Fernandes. Atualmente, a Associação Caatinga realiza três projetos socioambientais em parceria com a Sema. Trata-se do “Projeto de Recuperação da Fazenda Raposa”, “Projeto de Restauração da Área de Preservação Ambiental do Rio” e o “Caatinga Preservada”.
Além da secretária Vilma, a visita contou com a presença de Salmito Filho (PDT), titular da pasta de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará; Yrwana Albuquerque, secretária de Turismo; Roseana Medeiros, secretária de Relações Internacionais do Estado; e Carlos Alberto, superintendente da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Os representantes do poder público estadual foram acompanhados por um grupo de empresários e industriais, o roteiro contou com uma visita à Reserva Natural Serra das Almas, mantida pela Associação Caatinga, com caminhada pela Trilha da Gameleira.
PARQUE ESTADUAL
O Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti, localizado entre os municípios cearenses de Crateús e Poranga, foi criado em 2021 por meio do Decreto Estadual nº 34.132, de 29 de junho de 2021, considerando a necessidade de preservação de um ecossistema natural de grande relevância ecológica e beleza cênica. A área, que é gerida pela SEMA, foi criada em 2021 a partir de um estudo técnico realizado pela Associação Caatinga.