Em busca de promover a redução de resíduos, o secretário de planejamento e gestão interna da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do Ceará, Gustavo Vicentino, recebeu representantes de instituições para discutir as questões ambientais que assolam os rios Ceará e Maranguapinho, na manhã desta segunda-feira (8). Uma das ações é a instalação de ecobarreiras para filtragem de resíduos em um dos afluentes do rio Maranguapinho, que deságua no rio Ceará, de forma a reduzir a quantidade de materiais que são despejados no mar.
“Existe um projeto piloto neste afluente, mas a ideia é ampliar. E para isso será necessário incluir a Cogerh, a Semace e os municípios de Caucaia, Maracanaú e Maranguape”, pontua o secretário Gustavo Vicentino.
Em um primeiro momento, o que está em estudo entre as entidades é a celebração de um pacto para reduzir o volume de resíduos nos mananciais. Entre as entidades presentes no encontro, estão o Instituto Winds for Future, o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), a Secretaria das Cidades, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) e representantes da Rede de Catadores do Ceará e do Parque Estadual Botânico.
