Voltar ao topo

16 de julho de 2024

Sem Dória, Lula lidera em 16 estados brasileiros e Bolsonaro fica com apenas oito

Nomes da campanha nacional do PT disseram ao Opinião CE que estão em busca de reverter com forte articulação SC, AC, RR e RO, entre outros estados.
Foto: Ricardo Stuckert | Marcos Corrêa

Compartilhar:

O conjunto das mais recentes pesquisas eleitorais indica que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente na corrida presidencial em 16 estados brasileiros, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera em oito. Nos últimos 45 dias, houve três mudanças: Rio de Janeiro e Goiás saíram da classificação de “indefinidos” e, respectivamente, passaram a mostrar o ex-presidente e o atual na ponta. Nomes da campanha nacional do PT disseram ao Opinião CE que estão em busca de reverter com forte articulação SC, AC, RR e RO, entre outros estados.

A projeção dos cenários estaduais foi feita pelo Estadão Dados com base em dados do agregador de pesquisas eleitorais do Estadão, lançado nesta semana, e também em resultados de votações para presidente no passado. O atual mapa eleitoral de Lula é um arco que sai do Sudeste, engloba todo o Nordeste e avança pelos maiores Estados da Amazônia. Já os redutos de Bolsonaro basicamente coincidem com a geografia do agronegócio.

A votação do PT em disputas presidenciais segue um padrão desde 2006, quando Lula se reelegeu. O partido se sai melhor no Norte, no Nordeste e na parte “de cima” da região Sudeste, enquanto os adversários se destacam em São Paulo, no Sul e no Centro-Oeste. O conjunto das pesquisas indica que o petista está à frente em todos os Estados do Nordeste, região que concentra cerca de 27% dos eleitores do País.

 

[ Mais notícias ]