A Avenida Desembargador Moreira, em Fortaleza, receberá, a partir de setembro, obras de internalização da rede elétrica e de telecomunicação. O projeto consiste na substituição das redes de eletricidade e telecomunicação aéreas por estruturas subterrâneas no trecho que liga a Praça Portugal à Avenida Beira Mar. A obra está orçada em R$ 715.797,37. A informação foi confirmada pela Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra), na segunda-feira (27).
A obra englobará 775 metros de redes elétricas de média e baixa tensão, além da retirada de todos os postes do lado leste da via, deixando a área da cidade mais moderna. Os serviços serão executados com recursos do Programa de Investimentos Especiais em Energia Elétrica (PIE), administrado pela Seinfra e tem por finalidade o apoio ao reforço, ampliação, extensão e remanejamento de rede de todo o Ceará. De acordo com o secretário da Seinfra, Hélio Winston Leitão, o projeto não visa apenas a estética, mas também evitar acidentes que podem ser ocasionados pela rede de eletricidade e telecomunicação.
“Neste trecho, que liga a Praça Portugal à Avenida Beira Mar, há uma rede elétrica e de telecomunicação que pode ocasionar acidentes para os pedestres e que também é responsável por uma poluição visual da cidade. Portanto, a partir de agora, o Governo do Estado do Ceará, através da Seinfra, inicia uma obra para internalizar toda essa fiação”, apontou.
Atualmente, o PIE promove obras com a finalidade de apoio ao reforço, ampliação, extensão e remanejamento de rede de todo o Ceará, autorizando e executando obras, totalizando mais de R$ 200 milhões em investimentos no Estado. Os recursos são oriundos do convênio Nº048/98-DEJUR, que obriga a distribuidora de energia no Estado a aplicar, em investimentos especiais de interesse do Ceará, percentual de 1% de seu faturamento líquido de venda de energia elétrica do ano anterior, estabelecido a partir de 2007.