Menu

Forças de segurança solicitadas para eleições suplementares chegam a Santa Quitéria

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e as forças de segurança estaduais e federais montarão uma operação especial para garantir a tranquilidade durante as eleições suplementares de Santa Quitéria, que acontecem neste domingo (26). A ação contará com 500 agentes, sendo 300 das forças de segurança do Ceará e 200 militares do Exército.

O comando do município será disputado por Joel Barroso (PSB), Lígia Protásio (PT) e Cândida Figueiredo (União Brasil).

Leia mais |  Eleição em Santa Quitéria: pesquisa mostra cenário acirrado e influência de apoios

No total, 32.868 eleitores estão aptos a votar em 124 seções eleitorais, distribuídas em 52 locais de votação. O TRE-CE enviou 150 urnas eletrônicas, além de 23 equipamentos de reserva para eventuais substituições. O pleito contará ainda com 11 seções agregadas e o apoio de cerca de 600 colaboradores, sendo 496 mesários.

QUEM PODE VOTAR?

As eleições suplementares seguem as mesmas regras dos pleitos regulares. O voto é obrigatório para cidadãos a partir dos 18 anos e facultativo para analfabetos, idosos acima de 70 anos e jovens entre 16 e 17 anos. Para votar, o título de eleitor deve estar regularizado.

A identificação do eleitor pode ser feita por:

  • e-Título com foto;

  • documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou profissional reconhecida por lei).

Quem estiver fora do domicílio eleitoral pode justificar a ausência pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica (no site do TSE) ou por requerimento entregue na zona eleitoral. Não haverá mesas de justificativa nos locais de votação

CANDIDATOS

Joel Barroso (PSB) é filho do ex-prefeito Braguinha, cassado por envolvimento com uma facção criminosa. Atual prefeito interino, Joel assumiu o cargo após ser eleito vereador e presidente da Câmara em 2024. Ele tem o apoio do senador Cid Gomes, dos deputados federais Júnior Mano e Robério Monteiro e do deputado estadual Jeová Mota.

Lígia Protásio (PT), ex-vice de Braguinha, rompeu politicamente com ele e hoje é a principal adversária de Joel. Ela conta com o apoio do deputado federal José Guimarães e de lideranças petistas como De Assis Diniz, Acrísio Sena e o presidente estadual do PT, Conin.

Cândida Figueiredo (União Brasil), ex-deputada e esposa do ex-prefeito Tomás Figueiredo, entrou na disputa após a desistência do marido, que havia concorrido em 2024. Sua candidatura é apoiada por nomes do União Brasil, como o deputado federal Moses Rodrigues e o prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues.