O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, na manhã desta terça-feira (25), um pacote de medidas para a área de Segurança Pública do Ceará. Entre as medidas estão o aumento do limite de hora extra por cada profissional; pagamento da Diária de Reforço Operacional para os peritos da Pefoce; concessão de gratificação por apreensão por armas para policiais penais; pagamento de gratificação para profissionais na área da Inteligência e a garantia da paridade salarial para policiais civis ativos e inativos.
Atualização: No início da tarde desta terça, as matérias foram analisadas e aprovadas pela Assembleia Legislativa do Ceará.
Em live pelo Instagram, Elmano assinou as mensagens e as entregou ao presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT). Conforme Elmano, as demandas atendem a antigas cobranças dos profissionais de segurança. “Na medida em que se aposentam, quando tem reajuste, ele também terá direito. Assim, ele não tem receio de poder se aposentar e ter uma perda salarial enorme, ter uma mudança de qualidade de vida“, disse o governador.
Evandro Leitão disse, por sua vez, que as matérias serão votadas o mais breve possível. “Iremos, certamente, com a sensibilidade de todos os colegas deputados e deputadas, pautá-las para que, em um curto espaço de tempo, possamos estarmos votando”, finalizou.
REFORÇO
Nos últimos dias, o mandatário vem intensificando os anúncios para a área. Nesta segunda-feira (24), Elmano anunciou a posse de 428 policiais civis para esta quarta-feira (26); além de comunicar que mais 426 aprovados no último concurso da Polícia Militar iniciarão o curso de formação. Além disso, 83 peritos forenses serão empossados na próxima segunda-feira (1º). Ao todo, são cerca de 2.700 profissionais incorporados. “Existe todo um processo para a entrega desses exames, mas já solicitei que isso ocorra de forma mais rápida. Assim, também poderemos contar com essas tropas para as nossas forças de segurança”, disse.
Além disso, na noite desta segunda, foi lançada a Operação Reforço Especializado, da Polícia Militar. Segundo Elmano, a ação é uma das medidas anunciadas pelo Governo para reforçar o combate à criminalidade no Estado. Com o efetivo de 240 policiais militares, divididos em 61 equipes, a operação realiza blitzes em áreas com maior incidência criminal, seguindo dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
“Estamos continuando com o trabalho de intensificação da presença da Polícia nas ruas para proteger o cidadão e a cidadã. Agora à noite, essa operação especial conta com 240 homens e mulheres e 61 viaturas. Neste momento, além dessa operação, estamos também com 12 blitze acontecendo em locais estratégicos de Fortaleza, distribuídas nas áreas onde os dados e as evidências apontam a maior possibilidade de atuação do crime. Portanto, para evitar a criminalidade e proteger o cidadão e a cidadã, a operação estará atuando em Fortaleza, Maracanaú e Caucaia, cidades que nós estamos olhando de maneira muito atenta”, ressaltou Elmano.