Voltar ao topo

13 de outubro de 2024

Segurança pública e saúde são foco de primeiro debate de candidatos ao governo cearense

O debate foi televisionado pela TV Cidade
Elmano de Freitas (PT), Capitão Wagner (UB) e Roberto Cláudio (PDT), em ordem. Foto: Natinho Rodrigues

Compartilhar:

Capitão Wagner (UB), Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PDT), os três candidatos mais fortes ao governo cearense, focaram nas discussões sobre segurança pública e saúde no debate entre postulantes transmitido na noite desta segunda-feira, 29, pela TV Cidade.

Roberto Cláudio abriu os questionários com uma pergunta direcionada a Wagner sobre o armamento da população. O candidato do UB respondeu que é a favor da medida para “o cidadão de bem com condições psicológicas”. Em sequência, destacou pontos do seu plano de governo que tratam sobre a segurança, como o fortalecimento de medidas de inteligência na polícia cearense para o combate a facções criminosas.

O deputado federal lembrou da carreira como policial pelo interior do Estado e prometeu que distritos com mais de 3 mil habitantes terão policiamento fixo.

Elmano também discursou sobre o assunto, lembrando da participação de Wagner no motim da polícia militar, em 2020. O deputado estadual foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) que investigou a atuação de associações militares no episódio.

O postulante petista ainda afirmou que quer ampliar o sistema de videomonitoramento no Estado, que atualmente conta com 3,5 mil câmeras. Além disso, manifestou o interesse de criar um centro integrado de segurança pública.

Já Roberto Cláudio classifica o Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) foi “um ganho” dos últimos anos, política que quer universalizar por todo o Estado.

Saúde

Temática cuja importância foi intensificada devido à pandemia de Covid-19, a saúde pública também foi objeto de debate entre os três candidatos.

Elmano de Freitas lembrou sobre o seu projeto de ampliação da rede de tratamento de câncer no Ceará, com adequação dos hospitais regionais para receber pacientes com a doença. Ao ser questionado por Wagner sobre políticas para a promoção de saúde mental, o petista disse que essas unidades ofertarão esse tipo de serviço.

O candidato do UB mencionou tópico do seu plano de governo que trata sobre a parceria com comunidades terapêuticas e sobre criação de uma rede interiorizada de tratamento da saúde mental.

Ja Roberto Cláudio prometeu a construção de um Hospital do Câncer em cada uma das cinco regiões de saúde do Estado.

[ Mais notícias ]