Segundo maior colégio eleitoral do Ceará com cerca de 222 mil eleitores, Caucaia volta a ser protagonista no cenário eleitoral do Estado. Os três principais candidatos ao Governo do Estado nas eleições deste ano – Capitão Wagner (União Brasil), Roberto Cláudio (PDT) e Elmano de Freitas (PT) – vêm intensificando, nos últimos dias, estratégias que englobam o município da Região Metropolitana de Fortaleza.
Ex-adversários políticos no pleito ao Executivo municipal em 2020, o prefeito da cidade, Vitor Valim (Pros), declarou apoio público a Elmano de Freitas ao Executivo Estadual e Camilo Santana (PT) ao Senado Federal. Na sexta-feira, 19, os três estiveram juntos no mesmo palanque. Neste domingo, 21, Valim postou um vídeo em suas redes sociais no qual justifica o apoio. Em 2020, Elmano ficou em 4º lugar na disputa à Prefeitura. No segundo turno, o Partido dos Trabalhadores declarou apoio à reeleição de Naumi Amorim (PSD).
“Recebemos o governador Elmano Freitas e o senador Camilo Santana para a inauguração do Comitê de Caucaia. Foi uma noite emocionante. Sempre disse que estaria ao lado de quem ajudasse Caucaia. Este é o arco da aliança que tem dado certo e proporcionado à nossa cidade conquistas”, frisou Valim que, anteriormente, era alinhado ao grupo de Capitão Wagner, que conquistou o terceiro maior número de votos na sua campanha para deputado federal, em 2018.
Na publicação, o prefeito de Caucaia destaca obras realizadas no município em parceria com a gestão estadual, como os espigões no litoral, duplicação da CE-090, entrega de tablets e anúncio do polo industrial na cidade. Valim também frisou o incremento de R$ 200 milhões em abastecimento de água e esgoto. Um outro ponto colocado diz respeito ao passe livre no transporte público, que acabou entrando nas promessas de campanha de Elmano. “Queremos aproveitar a experiência de Caucaia com transporte gratuito para aquela população. Queremos discutir isso para as regiões metropolitanas”, disse o petista.
Senado
Outro movimento importante observado nas últimas horas ocorreu pela chapa de Roberto Cláudio e Domingos Filho (PSD). Após o imbróglio envolvendo a candidatura do empresário Amarílio Macêdo (PSDB) ao Senado, a deputada Érika Amorim (PSD) foi anunciada como cabeça de chapa à Casa federal. A primeira suplência permanece com a ex-prefeita de Camocim, Mônica Aguiar (PDT), e a segunda com Diana Carvalho (PDT), servidora pública federal aposentada e ex-assessora especial da Prefeitura de Fortaleza.
Érika Amorim é ex-primeira-dama da cidade, esposa de Naumi Amorim, que tenta uma vaga na Câmara Federal. A parlamentar tem forte atuação em pautas ligadas aos direitos das mulheres. “A gente pretende conversar com a população cearense, reunir com a juventude, com as mulheres e construir esse propósito de o Ceará ter uma mulher senadora, representando esse povo. A gente acredita no projeto de Roberto Cláudio e Domingos Filho, que o Ceará ainda tem muito a ser construído”.
“Como senadora, acredito que poderei contribuir com muitas dessas pautas”, disse, no sábado, durante as primeiras horas como candidata.
Colégios eleitorais
Já o candidato ao Governo pelo União Brasil, Capitão Wagner, vem reforçando sua agenda nos principais colégios eleitorais. No fim de semana, ele cumpriu compromissos de campanha em Caucaia e recebeu apoio do prefeito de Itaitinga, Marcos Tavares (PL). “Tenho certeza que o arco de aliança que estamos montando na Grande Fortaleza nos levará à vitória no dia 2 de outubro, para definitivamente, começarmos uma nova história do Ceará”, destacou, neste domingo.
No sábado, a comitiva esteve em Sobral, na região Norte, considerado “recanto” dos Ferreira Gomes, governado atualmente por Ivo Gomes (PDT), irmão de Ciro e Cid Gomes. “Vocês acompanharam grande parte da caminhada hoje, e viram como foi a recepção dada pelos sobralenses ao nosso nome, inclusive por parte de quem não vota em nós”, disse Wagner.