Os 255 novos agentes da segunda turma do concurso Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) foram empossados na noite desta sexta-feira (27) pelo prefeito da Capital José Sarto (PDT). A solenidade aconteceu no Ginásio Paulo Sarasate. Durante a saudação aos novos guardas municipais, Sarto, além de parabenizar a turma, fez um agradecimento aos vereadores que aprovaram a mensagem do Executivo do Município pela aprovação da mensagem enviada por ele com demandas que beneficiam a categoria.
A mensagem do Prefeito cria 205 cargos de inspetores e 62 de sub-inspetores. A notícia da aprovação chegou a Sarto às 18 horas, quando ele se deslocava para o Ginásio Paulo Sarasate. O agradecimento foi feito ao presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Gardel Rolim (PDT).
“A terceira turma, a T3, nós vamos chamá-la toda para fazer a capacitação em setembro. Vamos cumprir o compromisso de chamar todos os mil guardas e assim completaremos o efetivo de mil guardas novos nesta gestão, que será a terceira maior Guarda Municipal das capitais brasileiras”, salientou o Prefeito.
José Sarto disse que a Guarda Municipal está capacitada, treinada e armada para defender a população da Capital.
“Não é para combater o crime organizado. É para defender a população de Fortaleza. Ocuparemos o patrulhamento no nosso parque escolar. Vamos ocupar parques urbanos, ocuparemos os espaços públicos para dar garantia de segurança à população de Fortaleza”, enfatizou o Prefeito.
Sarto acrescentou que a GMF permanecerá realizando blitze no transporte público. Em maio, quando essas operações foram deflagradas, houve o registro de 37 e ocorrências e o número caiu para 12 até esta quinta-feira. O Prefeito ainda falou sobre as ações conjuntas das secretarias da Segurança Cidadã (Sesec) e da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
“O coronel Heraldo [Pacheco] tem mantido conversas com o secretário da Segurança Pública. Todas as câmeras da nossa Central de Monitoramento do Município são interligadas à Polícia Militar, à Guarda Municipal, fazendo um trabalho integrado. É preciso que a gente faça um trabalho para combater a criminalidade”, ressaltou Sarto.
O presidente da CMFor, Gardel Rolim disse que a maior preocupação do cidadão fortalezense é a insegurança. Frisou que a Prefeitura e Câmara Municipal têm procurado dar uma resposta. Lembrei que existe uma série de ações preventivas, como a criação de novas creches, areninhas, escolas e vários projetos sociais.
Sobre a integração entre Estado e Município no tocante à segurança da população, o vereador salientou necessário que haja esse processo.
“Temos, por exemplo, câmeras de monitoramento espalhadas pela Cidade muito maior que a Polícia Militar. Então, é necessário haver esse entendimento entre as Forças de Segurança. Advogo ser necessário que a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e até a Polícia Federal trabalhem em conjunto para gente debelar o maior problema que temos, hoje, em Fortaleza, que é a insegurança pública”, destacou Gardel Rolim.