Voltar ao topo

20 de abril de 2025

Segunda edição do Projeto Geração Tech capacitará mais 700 jovens na área da Tecnologia

A iniciativa visa suprir uma demanda urgente por especialistas na área da Tecnologia da Informação (TI) e promover investimento estratégico no progresso econômico e social do Ceará
Aulas serão gratuitas e serão ministradas de formas presencial e remota, com prioridade para alunos da rede pública. Foto: Divulgação/ Ascom Adece

Compartilhar:

O Projeto Geração Tech, idealizado pelo Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), chega à segunda edição com o objeto capacitar 700 jovens com idade mínima de 18 e máxima de 29 anos, no curso de Formação e Desenvolvimento Web, focado na formação de Desenvolvedores Web Full Stack, de forma totalmente gratuita.

O programa oferece 250 vagas em formato presencial e outras 450 na modalidade online para residentes do interior do Estado, visando a capacitação na área da tecnologia. As inscrições são gratuitas.

A formação intensiva em Desenvolvimento Web Full Stack busca conduzir todos os estágios de desenvolvimento de sites e aplicativos, desde a interface até estruturas internas ou bancos de dados, ensinando HTML5, CSS3, Javascript, React, entre outras.

A iniciativa visa suprir uma demanda urgente por especialistas na área da Tecnologia da Informação (TI) e promover investimento estratégico no progresso econômico e social do Ceará, gerando oportunidades concretas para jovens entre 18 e 29 anos de idade.

Para a Adece, essa iniciativa é um reflexo do compromisso do Governo do Estado em investir na capacitação da juventude cearense.

O Geração Tech desempenha também um papel de destaque no fortalecimento da área de Tecnologia no Ceará, pois reconhecemos a importância estratégica do programa para o crescimento promissor do nosso estado. Sob a liderança do governador Elmano de Freitas, estamos trabalhando para unir forças e abraçar a ideia no presente para colhermos os frutos no futuro”, afirma o presidente, Danilo Serpa.

De acordo com a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, há um deficit de talentos no mercado na área de Tecnologia e os jovens têm um grande potencial a ser desenvolvido.

“O IEL Ceará tem um olhar sempre muito atento às pessoas, especialmente aos jovens. Por isso, estamos inovando constantemente em busca de soluções para as necessidades das empresas e novas oportunidades para as carreiras. Com esse programa, iremos preparar os jovens com as competências e habilidades necessárias ao futuro, que já é hoje, e esperamos que as portas do mercado se abram para eles. Estamos diante de uma oportunidade única de impulsionar os talentos locais para ver o Ceará dar um grande salto tecnológico”, destaca Dana Nunes.

REQUISITOS E INSCRIÇÕES

Para participar do Geração Tech, é necessário atender a alguns requisitos, como ter entre 18 e 29 anos de idade; ser residente do Ceará; ter concluído o ensino médio; dominar conhecimentos em Informática Básica e possuir renda per capita de meio salário mínimo ou renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos com a devida inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal. caso o candidato não possua inscrição no CadÚnico, é possível fazer declaração de pobreza.

Além disso, é obrigatório possuir acesso a computador ou notebook conectado à internet para os candidatos da modalidade online. Vale ressaltar que alunos de escola pública terão preferência na seleção. Esses critérios visam garantir que o projeto alcance jovens das camadas menos favorecidas, proporcionando-lhes oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho.

As inscrições para o projeto já estão abertas e vão até o dia 2 de agosto, podendo ser realizadas por meio do site oficial geracaotech.iel-ce.org.br. A etapa seguinte será a de análises dos aprovados e, logo em seguida, os nomes dos candidatos escolhidos serão divulgados. As matrículas, por sua vez, estarão abertas de 26 de agosto a 4 de setembro.

[ Mais notícias ]