O secretário executivo do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Sílvio Carlos, será o próximo presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid). Carlos assumirá o cargo em janeiro de 2024 e presidirá a Abid no triênio 2024-2026. “É uma honra ser o primeiro cearense a ocupar essa posição numa Associação tão importante como a Abid. Trabalhamos com diversas entidades, empresas e instituições nacionais e internacionais em prol da agricultura irrigada no Brasil”, afirmou Sílvio Carlos.
O atual presidente da Abid, Everardo Mantovani, participou do evento na capital cearense e anunciou Sílvio Carlos como seu sucessor. O anúncio foi realizado na última semana durante o encerramento do Inovagri 2023, um encontro científico que debateu a irrigação e o uso racional da água na agricultura mundial. O evento aconteceu em Fortaleza nos dias 13, 14 e 15 de setembro, em conjunto com o XXXII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (CONRID).
Silvio Carlos é engenheiro agrônomo de formação, com doutorado em irrigação pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, Davis. Sua eleição como presidente da Abid ocorreu na última quinta-feira, 14 , em uma votação realizada pelos associados da associação.
ABID
A Associação possui uma longa e relevante história no apoio e desenvolvimento da irrigação e drenagem no Brasil. Fundada em 1972, sua missão é ampliar o conhecimento sobre essas técnicas agrícolas e promover a irrigação no país por meio de ações contínuas no setor. A partir de 2024, terá à sua frente um cearense como presidente.