Voltar ao topo

9 de outubro de 2024

Secretário cearense comemora redução dos lucros na Petrobras: ‘população passou a pagar menos’

Lucro líquido do 2° trimestre de 2023 foi 24,6% menor em comparação ao lucro do 1° trimestre do mesmo ano
Foto: José Leomar/ALCE

Compartilhar:

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (SDE), Salmito Filho (PDT), celebrou a queda dos lucros na Petrobras durante o 2° trimestre deste ano, anunciada na quinta-feira, 3. Segundo a empresa, o lucro líquido de R$ 28,8 bilhões do período foi 24,6% menor comparado ao 1° trimestre, quando o lucro foi de  R$ 38,2 bilhões. Nas redes sociais, o secretário cearense afirmou que o registro é positivo pois “a população brasileira passou a pagar menos com preços nacionalizados”.

A redução é explicada principalmente pela desvalorização do preço do petróleo (Brent) e pela queda de mais de 40% na diferença entre o preço do petróleo e os preços internacionais do diesel, além de despesas operacionais. Em sua comemoração, Salmito Filho pontuou também que “a economia diminui a dependência externa e baixa o custo da produção”.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Salmito Filho (@salmitooficial)

A companhia investiu 3,2 bilhões de dólares no 2° trimestre de 2023, um aumento de 31% em relação ao trimestre anterior e 5,5% acima do mesmo período do ano passado. O lucro da companhia, segundo a própria, deve-se, principalmente, aos grandes projetos do pré-sal na Bacia de Santos e também ao pagamento do bônus de assinatura relativo aos campos de Sudoeste de Sagitário, Água Marinha e Norte de Brava.

O presidente da companhia, Jean Paul Prates, disse que a Petrobras apresentou uma performance financeira e operacional consistente no 2º trimestre. “Vamos seguir trabalhando, focados no presente, mas também de olho no futuro, preparados para a transição energética justa e investindo no futuro da companhia e do Brasil”.

[ Mais notícias ]