O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) entregou nesta quinta-feira (18) os reconhecimentos aos municípios participantes. O grande auditório recebeu mais de 70 prefeitos, secretários, executivos e desenvolvedores de ideias para pequenos negócios do Ceará. Os municípios foram reconhecidos com troféus e garantias de apoio para projetos de inovação.
O presidente do Sebrae, Joaquim Caetano, que também é criador do projeto, afirma que o prêmio é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais (prefeitas, prefeitos, administradoras e administradores regionais) com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo.
“Nós estamos estimulando a criatividade para geração de melhores políticas públicas e iniciativas que possam ampliar horizontes da gestão com o foco em geração de pequenos negócios”, disse o presidente.
O PRÊMIO
Realizado desde 2001, o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora abrange prefeituras de todo o Brasil e já inscreveu mais de 11 mil iniciativas de todos os Estados. Nesse período, mais de mil práticas foram premiadas em âmbito estadual e nacional, evidenciando a evolução das gestões municipais no que diz respeito à agenda do empreendedorismo e do relacionamento entre a gestão municipal e os pequenos negócios.
A premiação, que este ano mudou de nome para respeitar a diversidade dos gestores e incorporar os avanços das transformações sociais, tem o objetivo de fomentar histórias de inclusão e de inovação, além de promover um intercâmbio de experiências sobre temas relativos à gestão pública e governança.
O PSPE é dividido em 10 categorias: Simplificação & Fomento ao Empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo & Identidade territorial; Sustentabilidade & Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora e Governança Territorial.