O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE), em conjunto com a Academia Brasileira de Letras (ABL), realizaram nesta semana o lançamento da Festa da Literatura de Cordel (FLIC). O evento, que ocorrerá em Fortaleza no mês de outubro, visa enaltecer o Cordel, patrimônio imaterial do Brasil, por meio de uma programação diversificada que abordará o gênero literário em sua totalidade, explorando a tradição oral, seu papel na educação e o potencial de negócios na Economia Criativa. A cerimônia de lançamento aconteceu na quarta-feira, 2.
Conforme o Sebrae/Ce, que sediou o evento em seu auditório, o lançamento foi marcado por um encontro entre poetas, cordelistas, pesquisadores e apaixonados pela cultura produtiva da Literatura de Cordel, além da realização de debates com especialistas, apresentações de cordelistas e cantadores, e a exibição do documentário “Nordeste Encantado” que traz depoimentos de destacados expoentes dessa rica manifestação cultural brasileira.
Representando a ABL no lançamento da Festa Literária, o Acadêmico Antonio Torres destacou que o momento também serviu para trazer reflexões sobre a oralidade, a educação e a criatividade como motores de desenvolvimento e valorização do patrimônio cultural e apresentar para mais pessoas a FLIC, que segundo o Sebrae/CE, promete encantar e emocionar o público com poesias e histórias que tocam o coração.
PARCERIA
A realização da Festa da Literatura de Cordel faz parte do acordo de cooperação técnica assinado em outubro do ano passado entre o Sebrae/CE e a ABL. O principal objetivo dessa parceria é fortalecer o ecossistema socioprodutivo e cultural da literatura de cordel na região Nordeste. Dentro desse contexto, o acordo prevê o desenvolvimento de estudos, pesquisas, publicações e eventos relacionados à literatura de cordel, focando nas questões do patrimônio cultural e da economia nos nove estados nordestinos. Essa iniciativa está inserida no projeto de Economia Criativa do Sebrae na região Nordeste, que visa apoiar o desenvolvimento e fortalecimento dos pequenos negócios criativos.