Voltar ao topo

22 de março de 2025

Se Lula quer Cid e Evandro no PT, por que eles buscam outras opções?

Lula e Camilo são craques para jogar na política
Senador não confirma candidatura à presidência do PDT-CE. FOTO: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Compartilhar:

As narrativas da política cearense estão no contexto nacional, ou seja, a política local está na pauta brasileira. A crise do PDT foi o estopim para o nascedouro de uma série de outros fatos políticos. A ex-governadora Izolda Cela – uma parte do PT e outra do PDT não queriam sua reeleição – foi o pivô da teima e da guerra de versões. Camilo e Cid queriam a reeleição da então governadora porque pacificava a base do governo, mesmo deixando algumas ranhuras, nada que não pudesse ser administrado. Com a não opção por Izolda, o caos se instalou e permanece.

Lula e Camilo são craques para jogar na política. As filiações de Cid e Evandro são importantes para o PT, e só os míopes não enxergam isso. O PT cearense é composto, há anos, na sua cúpula, por Guimarães, Luizianne e Zé Airton. Camilo, hoje, o maior líder político do Ceará, não consegue controlar o petismo que domina o partido. O ministro, querendo abrir a legenda, apostou em Larissa Gaspar, Guilherme Sampaio, De Assis Diniz, Missias do MST, Jô Farias e outros. O governador Elmano pensa da mesma forma.

CARLOS MESQUITA QUER UM “OLHO NO OLHO” COM SARTO

Elpídio Nogueira e Elpídio Moreira, “os primos”, foram até a Câmara Municipal de Fortaleza conversar com o líder do governo Sarto na Casa, vereador Carlos Mesquita, do PDT, que num vacilo, em meio a um debate, concordou com a vereadora Ana Paula que o prefeito Sarto, para aplicar um “corretivo” no governo Elmano, não poupou vidas. Mesquita está de saída da liderança se não for recebido pelo prefeito a quem defende com coragem no plenário da casa. “Eu preciso falar com o Sarto”, pontuou, para definir alta relação com a gestão.

GLÊDSON BEZERRA E FERNANDO SANTANA EM ROTA DE COLISÃO

Glêdson Bezerra e Fernando Santana protagonizam bate-boca sobre falta de recursos para obras do Estado em Juazeiro do Norte. O vice-presidente da Assembleia, deputado Fernando Santana, afirma que liberou R$ 22 milhões para obras. O prefeito Glêdson Bezerra diz que foi vítima de um golpe, de uma promessa. Liberaram parte do dinheiro e travaram o restante para que as obras não fossem concluídas. “Ele também disse que iria apoiar minha reeleição e fez isso tudo comigo”, declarou o prefeito. Já Fernando Santana, no seu estilo curto e grosso, diz que Glêdson está mentindo e deixa claro: “a cada dia tenho menos vontade de apoiá-lo”.

JANAÍNA FARIAS A PRÉ-CAMPANHA EM CRATEÚS

Aliados de primeira hora, o prefeito Marcelo Machado e Janaína Farias estão caminhando trilhas diferentes na pré-campanha como adversários, mas há fatos novos. A assessora do ministro Camilo Santana, de repente, sumiu de Crateús, e o prefeito fechou a boca. O caminho está aberto para uma reaproximação, mas com a busca de um outro nome, talvez um sobrinho de Janaína Farias que agrade os dois lados.

ELMANO COMPLETA HOJE A INTERAÇÃO ENTRE POLÍCIAS

Idealizado para abrigar as sedes administrativas e núcleos de comando dos diferentes órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do Ceará será entregue por completo nesta segunda-feira, dia 20. A solenidade contará com a presença do governador Elmano de Freitas e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Ao reunir todos os comandos das forças de segurança do Estado, o Cisp terá como principal diferencial permitir respostas mais rápidas e conjuntas na área da segurança pública. O equipamento agrega as novas sedes da SSPDS, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Centro Integrado de Inteligência, Coordenadorias do Ciops e Ciopaer, além de um centro de convivência. Para o público, o equipamento conta, ainda – num excelente projeto de urbanização e paisagismo – com academia ao ar livre, pista de cooper, brinquedopraça e areninha, entre outras estruturas de acesso e circulação.

[ Mais notícias ]