Voltar ao topo

15 de outubro de 2024

Sarto viaja aos EUA para participar de programa de consultoria em uso de dados

A Capital cearense foi selecionada para integrar o programa City Data Alliance.
Foto: Divulgação

Compartilhar:

O prefeito de Fortalea, José Sarto (PDT), está em viagem aos Estados Unidos para cumprir missão na cidade de Baltimore, em Maryland, a convite da Bloomberg Philanthropies. A Capital cearense foi selecionada para integrar o programa City Data Alliance, que ofertará consultorias especializadas a 22 cidades das Américas do Norte, Central e do Sul para qualificar o uso de dados. Durante a viagem, o vice-prefeito Élcio Batista assume interinamente a Prefeitura de Fortaleza.

Em Baltimore, Sarto participará de capacitação ao lado de prefeitos das outras 21 cidades selecionadas, encontro que é pré-requisito e dará início às atividades de consultoria com duração de um ano. De acordo com a Bloomberg Philanthropies, as 22 cidades foram selecionadas entre um grupo competitivo de candidatos e o programa é uma oportunidade de se conectar e aprender com essa rede de líderes municipais. O objetivo do projeto é construir um novo padrão para práticas globais de uso de dados nas cidades.

Entre as áreas de especialização do programa, Fortaleza elegeu “Excelência em Compras Públicas”. A consultoria treinará um grupo de gestores e servidores a respeito de estratégias que visam ajudar governos a usar compras públicas e contratações para obter os melhores resultados para a população. “A Prefeitura de Fortaleza já tem uma infraestrutura bem consolidada e madura de compras públicas e essa consultoria é bem-vinda para aprimorarmos ainda mais os nossos processos”, afirmou o prefeito.

Seleção

Para integrar o programa, a Prefeitura enviou vídeo à Bloomberg Philanthropies, no qual expressou o desejo de participar, explicou sua visão sobre o uso de dados na cidade, apresentou capacidades e práticas adotadas na Capital e afirmou compromisso com o aprimoramento dos esforços em busca de uma vida melhor para a população. A seleção considerou também ferramentas, estratégias e iniciativas da Prefeitura quanto ao uso de dados em diferentes áreas da gestão pública.

Entre os destaques, estão a parceria anterior com a Bloomberg para elaboração e execução de políticas de mobilidade urbana na Capital; o Censo da População de Rua de Fortaleza; o Observatório da Juventude de Fortaleza; e o Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor). Todos são exemplos de iniciativas que fazem uso de dados para o efetivo direcionamento de políticas públicas e investimentos.

Cidades selecionadas

Das 22 cidades escolhidas para o programa, Fortaleza e Rio de Janeiro são as únicas brasileiras. De toda a América Latina, há outras seis cidades: Guadalajara (México); San Pedro Garza García (México); Montevidéu (Uruguai); Renca (Chile); Buenos Aires (Argentina); e Rosário (Argentina).

O Programa contará ainda com a participação de duas cidades do Canadá, Regina e Kitchener, além de 12 dos Estados Unidos, incluindo Baltimore, Baton Rouge, Charleston, Chattanooga, Detroit, Riverside, Rochester, San Antonio, Scottsdale, South Bend, Tempe e Tulsa.

[ Mais notícias ]

Sarto está certo em ficar longe do 2º turno

A tática do prefeito de ficar longe da disputa lhe garante a governabilidade. Se entrar no debate poderá abrir espaço para as campanhas questionarem na justiça seus atos administrativos.