
A voz e o gesto do prefeito Sarto, abrindo seu voto no ex-prefeito Roberto Cláudio para ser o candidato do PDT ao governo, surpreenderam. Ele foi insistentemente provocado pelos jornalistas presentes ao Paço Municipal. “Ele está pronto, preparado, tem experiência e foi o melhor prefeito da história de Fortaleza. Estou, há 32 anos, acompanhando as gestões em Fortaleza. Ele foi o melhor”, disse Sarto, para justificar sua preferência.
A revelação se tornou o assunto das rodas políticas e movimentou os agitados bastidores da sucessão estadual. Certamente, os demais pré-candidatos não gostaram, apesar dos elogios feitos pelo prefeito de Fortaleza.
O PDT estará retornando os encontros regionais, importante projetos para debater os problemas do partido nos municípios cearenses, ouvindo seus dirigentes, gestores e filiados que lideram movimentos sociais. “Os encontros são motivadores porque ouvimos a base, as pessoas que nos representam. Todos falando a verdade”, repete o senador Cid Gomes, que coordena o momento em que lideranças municipais são ouvidas.
No último encontro, foram oficializados os pré-candidatos a prefeito de Fortaleza. Izolda Cela Roberto Cláudio, Mauro filho e Evandro Leitão os nomes citados para debater internamente, no partido, os problemas do Ceará e o que deve ser feito. “Um desses quatro nomes será o nosso candidato ao governo”, declarou o deputado André Figueiredo, presidente do PDT no Ceará, escalado para fazer o anúncio, oficialmente.
Sarto, sempre simples, fez a declaração como um depoimento pessoal e não falando em nome do partido. Sua preferência tem outras justificativas. Roberto Cláudio e ele fazem política juntos. São velhos amigos e têm amigos em comum. Um conhece bem o outro.
Sarto, ao revelar seu voto, olhou para o Ceará como um todo, por saber que a tarefa de governar um Estado como o nosso, em pleno crescimento, exige dedicação além da vida privada. A direção do PDT não se manifestou sobre o posicionamento do prefeito. A declaração de Sarto tem peso, influência e, com certeza, um grau de fortalecimento na candidatura de Roberto Cláudio, que também não repercutiu a fala.
Palhaço
O vereador Inspetor Alberto (Pros) divulgou que está indo para a Ucrânia resolver a guerra. Ele pode não ser sério, mas a Câmara Municipal paga seu salário para que compareça às sessões e trabalhe. Se faz humor, tem que escolher outro palco. Esse inspetor aparece em vídeos, abraçando lideranças da política nacional e local. Precisa ser contido.
PSD promove encontro e pode declarar apoio a Roberto Cláudio
O presidente do PSD no Ceará, Domingos Filho, convidou o pré-candidato do PDT, Roberto Cláudio, para participar do encontro do partido, nesta sexta-feira, 4, e sentá-lo ao lado de Gilberto Kassab. O PSD sinaliza, claramente, a preferência pelo ex-prefeito.