O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), representa o Brasil no programa de formação de lideranças, Bloomberg Harvard City Leadership, em Nova York, nos Estados Unidos. Como o único gestor municipal brasileiro selecionado, Sarto faz parte dos 40 prefeitos de todo o mundo que irão aprender estratégias para definir prioridades, qualificar uso de dados para elaborar políticas públicas e captar apoio para projetos de infraestrutura. Além disso, nas redes sociais, o prefeito disse que aproveitará a oportunidade para “cumprir agendas para promover Fortaleza como destino turístico”.
O curso tem duração de um ano, com aulas virtuais mensais e uma atividade presencial, iniciada neste domingo, 16, até quarta-feira, 19, em Nova York. De acordo com a Prefeitura, as despesas do gestor durante a estadia nos Estados Unidos são custeadas pela instituição filantrópica. Enquanto Sarto participa da formação, o vice-prefeito Élcio Batista (PSDB) assume interinamente a Prefeitura de Fortaleza.
“Estou aqui, muito orgulhosamente, representando Fortaleza e trazendo o nosso potencial turístico e nossas dificuldades. [Buscando] Angariar, também, parcerias institucionais e financeiras para que a gente possa ajudar o nosso povo de Fortaleza”, garantiu Sarto, nas redes sociais.
Entre as competências estimuladas pela formação, destacam-se liderança, organização e resolução de problemas, promoção do desenvolvimento e a redução de desigualdades sociais nas cidades. A iniciativa também é oportunidade para troca de experiências e boas práticas entre os prefeitos participantes.
Segundo a gestão da Capital, o programa Bloomberg Harvard City Leadership é mais um benefício concedido pela Bloomberg Philanthropies a Fortaleza, em meio a muitos projetos, programas e iniciativas desenvolvidos junto à Prefeitura, que têm obtido relevantes resultados. “As parcerias que Sarto tem buscado nacional e internacionalmente têm rendido novos projetos e recursos para Fortaleza”, disse a Prefeitura.
OUTRAS INICIATIVAS
Exemplo de iniciativa bem-sucedida, em parceria com a instituição foi a Bloomberg Initiative for Global Road Safety, focada na área de segurança viária e redução de acidentes. Desde o início da parceria, que vigorou de 2015 a 2020, Fortaleza implementou boas práticas para garantir um ir e vir mais seguro para os fortalezenses, conforme informações da Prefeitura. “Graças aos esforços, a Capital já está no 8º ano consecutivo de redução de mortes no trânsito”, frisa.
De 2017 até hoje, a iniciativa Partnership for Healthy Cities já possibilitou ações em prol da bicicleta, como o sistema Bicicletar Corporativo, e também estratégias para o enfrentamento da pandemia, como o sistema de rastreio de casos de covid (Covid Tracker). Atualmente, na terceira etapa do programa, a Capital está desenvolvendo o projeto de monitoramento da qualidade do ar. Fortaleza também integra, desde 2022, o programa Innovation Training, que promove capacitação e treinamento sobre inovação para a cidade, com foco na temática de resíduos sólidos. A parceria ocorre através do Bloomberg Center for Public Innovation, da Johns Hopkins University.
Por meio do City Data Alliance, a Prefeitura recebe qualificação com foco na política de dados da cidade. Através dessa parceria, Fortaleza foi reconhecida como categoria ouro da certificação Bloomberg What Work Cities, mostrando o compromisso da cidade com o uso de dados para elaboração de políticas públicas eficientes. A Capital também é beneficiada pelo Programa BICI (Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure). Fortaleza foi selecionada em 1º lugar, dentre 275 cidades do mundo, para receber investimentos (US$ 1 milhão) para inovação na política cicloviária, com o compromisso de chegarmos a 600 km de infraestrutura cicloviária. O projeto teve início em julho deste ano e irá durar três anos.