O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), embarcou na noite desta segunda-feira, 13, para participar da 1ª Cúpula de Parcerias para Cidades Sustentáveis, que ocorrerá em Londres, nesta quarta-feira, 15. Sarto se juntará a um grupo de 14 prefeitos e mais 200 gestores de cidades de todo o mundo para discutir e apresentar soluções para alguns dos desafios mais urgentes de saúde urbana.
Durante a Cúpula, o prefeito irá destacar os esforços de Fortaleza na prevenção de doenças não transmissíveis (DNTs) e lesões por meio dessa Parceria para Cidades Saudáveis, uma rede global composta por 70 cidades comprometidas em salvar vidas por meio da prevenção dessas doenças e lesões.
“Tenho orgulho de representar Fortaleza nesta importante convenção global. Fortaleza tem estabelecido novas estratégias para monitorar e melhorar a qualidade do ar para os moradores, com o apoio da Parceria para Cidades Saudáveis, a fim de prevenir diversas doenças relacionadas à emissão de poluentes”, afirmou.
Ainda de acordo com Sarto, participar da Cúpula é um marco significativo na implementação de novas iniciativas para contribuir com a saúde da população. O gesto municipal viajou a convite da Bloomberg Philanthropies, que realiza o evento em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a organização global de saúde Vital Strategies.
Segundo a OMS, Fortaleza registra, anualmente, pelo menos 400 mortes decorrentes de doenças causadas pela poluição do ar, como doenças pulmonares, doenças cardiovasculares e cânceres. Conforme a Prefeitura de Fortaleza, ações de monitoramento e vigilância de qualidade do ar em locais estratégicos da Cidade serão intensificadas.
DNTs
As doenças não transmissíveis e as lesões são responsáveis por 80% de todas as mortes no mundo. Entre as mais conhecidas estão as doenças cardíacas, câncer, diabete e doenças respiratórias crônicas. Fortaleza é uma das 70 cidades que assumiram a luta conta essas DNTs e, por meio da parceria, há uma projeção do impacto positivo das ações em mais de 305 milhões de pessoas em todo o mundo, com a redução de mortes e ferimentos evitáveis. Todas as cidades participantes da parceria se comprometeram em cumprir uma das 14 metas estabelecidas pela OMS como eficazes na redução das DNTs e lesões causadas por elas.
“Nossa cúpula inaugural é uma oportunidade para os líderes das cidades aprenderem uns com os outros e adotarem ainda mais intervenções de saúde pública que estão salvando e melhorando vidas todos os dias”, afirmou o fundador Bloomberg Philanthropies, 108º prefeito da cidade de Nova York e embaixador global da OMS para lesões e doenças não transmissíveis, Michael R. Bloomberg.