O prefeito Sarto coloca o PT no lugar de oposição a sua gestão após líder do partido declarar que a administração “está perdida.” Guilherme Sampaio, além de líder, preside o PT. A varredura de petistas da gestão ficou evidenciada com o desligamento de Ilário Marques que tomou ciência da exoneração pelo Diário Oficial.
O PDT estadual havia decidido liberar o partido em Fortaleza, presidido por Roberto Cláudio, a fazer oposição ao governo Elmano a partir de algumas narrativas.
1- Roberto Cláudio, derrotado na eleição para o governo, defendeu a posição de ir para o campo de oposição.
2- Vereadores do PT fazem oposição aberta à gestão do PDT.
3- O PDT queria a reciprocidade do PT. O PDT apoia Elmano na Assembleia e o PT apoiaria Sarto na Câmara de Fortaleza. O PT não topou.
A cúpula do PDT de Fortaleza considera a varredura promovida pelo prefeito Sarto natural. Os cargos estão sendo entregues a aliados de fato. O desdobramento será possível saber nos próximos dias, com o reinício dos trabalhos na Câmara de Vereadores com a convocação extraordinária para votação da isenção da Taxa do Lixo. Sarto colocou não os do PT, mas opositores nas cordas. Quem não votar pelas isenções, estará votando contra os pobres, pequenos comerciantes e entidades filantrópicas.
Afinados
O governador Elmano está em sintonia com Camilo Santana. Seu gabinete tem nos principais cargos Max Quintino e Waldemir Catanho, os coordenadores mais importantes da campanha vitoriosa e da confiança do governador e do ministro da educação. O critério para todo secretariado tem sido o mesmo.
Chagas Vieira está com Camilo em Brasília
O ex-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, está ajudando o ministro da Educação, Camilo Santana, e a secretaria executiva, Izolda Cela, em Brasília. Não assumiu nenhuma função, apesar dos apelos de Camilo. Seu destino vai resolver. Chagas tem convite para atuar na iniciativa privada e no setor público.
Grande Assessoria
O secretário chefe do Gabinete Institucional, Waldemir Catanho, terá dois executivos: Artur Bruno e Nelson Martins. A missão é clara: atuar junto aos prefeitos, deputados e entidades civis.O
trio conhece bem a pauta.
Aquiraz em alta velocidade
O deputado Junior Mano foi a figura política elogiada por Bruno Gonçalves, prefeito de Aquiraz, na assinatura da ordem de serviço para drenagem e pavimentação do Porto das Dunas. A obra era aguardada há 40 anos. Serão investidos R$ 35 milhões. A população de Aquiraz ganhou em troca empregos e o aumento da arrecadação.