Voltar ao topo

20 de março de 2025

Sarto foca em agendas para impulsionar novo secretariado da prefeitura

Prefeito voltou da Europa, onde foi buscar recursos para mobilidade e social, e será mais incisivo com nova equipe de secretários e gestores municipais
Sarto, ao focar na mobilidade, continua política de Roberto Cláudio. Ambos são do PDT | FOTO: Beatriz Boblitz

Compartilhar:

De volta a Fortaleza depois de ir à Europa em busca de recursos para mobilidade e social (pelo menos R$ 500 milhões), o prefeito José Sarto (PDT) será mais incisivo com a nova equipe de secretários e gestores municipais. Nos próximos dias, o prefeito cumprirá reuniões internas, visitará obras em andamento pela Cidade e também fará inaugurações. Nesta última quinta-feira, 19, foi realizado o anúncio do plano operacional para a quadra chuvosa, envolvendo diversos órgãos. Também estão no foco das atenções do prefeito ações de zeladoria por toda a Cidade.

Com a integração de diferentes órgãos, as medidas anunciadas contemplam ações assistenciais, reforço na limpeza de recursos hídricos, serviços de drenagem e monitoramento de áreas de risco e pontos de alagamento da Capital. Em relação à pasta Saúde, Sarto deve ter uma reunião com o pediatra e ex-diretor da Unimed Fortaleza, João Borges, que agora assume a Secretaria da Saúde no lugar de Ana Estela Leite.

Na Superintendência do Instituto Doutor José Frota (IJF) estará o médico Daniel Holanda, em substituição a Riane Azevedo, que também deve se reunir com o prefeito. Procurada pelo OPINIÃO CE, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não respondeu às perguntas desta reportagem até o fechamento desta edição. Seis das 12 Secretarias Regionais passaram por mudança de gestão. Na Regional 3, Michel Lins deixou o cargo e retorna à Câmara Municipal, abrindo a vaga para o advogado Isaac Andrade. Na Regional 6, o vereador Renan Colares assumiu no lugar de Túlio Studart. O engenheiro civil Luiz Taumaturgo é o novo secretário da Regional 8, substituindo Mosiah Torgan. Na Regional 10, saiu Leonardo Freire e entrou o cientista jurídico Ubiratan Teixeira. Já a Regional 11, que contava com o vereador Raimundo Filho, está sendo comandada pelo administrador de empresas e advogado Sócrates Cabral.

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon) conta agora com o vereador Wellington Sabóia como diretor, no lugar de Eneylândia Rabelo. Outros nomes também contemplam as mudanças do pedetista, totalizando 13 cargos no secretariado. “Agradeço a todos os grandes profissionais que partilharam conosco da caminhada até aqui e desejo sucesso aos gestores que aceitaram abraçar essa nobre missão de servir bem aos fortalezenses”, publicou Sarto no Twitter à época.

TAXA DO LIXO
Na tarde de quarta-feira, 18, o projeto de lei que trata da isenção da Taxa do Lixo de Fortaleza (PLO 446/2022) foi aprovado na reunião da Comissão Conjunta de Legislação e Orçamento.
Tramitando em regime de urgência e a principal bandeira do trimestre do chefe do Executivo municipal, a matéria aguarda ser encaminhada ao plenário para votação, mas como recebeu 47 emendas, retornará às comissões para a apreciação das sugestões que visam aperfeiçoar a proposta original.

O texto enviado pelo Executivo no último dia 12 de janeiro prevê que 70% da população de Fortaleza, de acordo com critérios estabelecidos, sejam isentos do pagamento. O projeto deve tramitar na Casa até o próximo dia 31 de janeiro, intervalo compreendido pela convocação extraordinária demandada pelo prefeito Sarto para tratar do tema, ainda em dezembro último, quando houve a aprovação da cobrança do tributo.

[ Mais notícias ]