Em meio a protestos dos professores por reajuste salarial, na manhã desta quinta-feira (1º), na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Fortaleza, o prefeito José Sarto (PDT) detalhou que a proposta que será apresentada à categoria “está avançada” e sendo estudada com cautela, já que tem impacto nas finanças municipais em médio e longo prazos. Ainda assim, o prefeito disse que o “piso está assegurado, é minha obrigação”. Uma reunião entre o gestor e a categoria será realizada nesta sexta-feira (2). Os professores, que estão em estado de greve e aguardam um retorno concreto da gestão municipal, cobram celeridade da Prefeitura.
Em coletiva de imprensa, Sarto disse que o último ano de gestão demanda maior empenho e que, diante de impasses e a corrida eleitoral de 2024, realizará mudanças. “Vou anunciar, se não amanhã [2] por conta da pauta prioritária da educação, mudanças na Prefeitura, um ajuste fino, em algumas pastas, secretarias, para dar celeridade neste quarto ano de gestão“, informou Sarto. Conforme o gestor, o anúncio dependerá dos desdobramentos do acordo com os professores.
“Temos alguns planos que já estão bem avançados de pormenorização, porque é um detalhe que implica na previdência, o que a gente chama de cálculo atuarial, que é prevê o impacto para os servidores quando se aposentarem. É uma engenharia muita complexa de se mexer, pensando no atual grupo de servidores e nos futuros servidores”, disse Sarto.
A sessão que marca o início dos trabalhos legislativos municipais precisou ser suspensa por conta dos protestos. O momento foi marcado por bate boca entre deputados da base e da oposição. Além disso, docentes participaram, em grande volume, do momento da sessão, cobrando o reajuste e falando palavras de ordem. “Vamos realizar, só na saúde, um concurso com 2.241 vagas. Ao final do ano, vamos praticamente chamar concursados e nomear 6 mil novos servidores. A gente tem que ter cada plano observado“, argumentou Sarto, explicando a demora para apresentar uma proposta à categoria.
Com informações de Felipe Barreto*
