O governador Elmano de Freitas e o prefeito de Fortaleza, José Sarto, trocam cumprimentos e até sorrisos em solenidades e eventos conjuntos entre Estado e Município, como as inaugurações de Areninhas. Administrativamente, os dois ainda não sentaram para conversar. Sarto tem procurado lançar situações para a audiência. Elmano fala em convivência administrativa. Pode ser que aconteça o diálogo, afinal Fortaleza tem peso no resultado da arrecadação do Estado, com 30% da população e ainda abriga a sede do governo.
Sarto e Elmano são adversários políticos no atual cenário. O prefeito de Fortaleza segue com Ciro e Roberto Cláudio, adversários de Elmano na eleição de 2022, e não sinaliza apoiar o governo Elmano. A expectativa é de que ocorra em breve a conversa entre Elmano e Sarto. Questões como transporte, obras, saúde e educação passam pelo entendimento. Por enquanto, estão trombando. Os episódios da passagem de ônibus e verbas para o IJF deixam claro o distanciamento.
CARTAXO FORTALECIDO NO SEBRAE
O bolsonarista Carlos Melles renunciou ao mandato de presidente nacional do Sebrae. Disse que estava sendo pressionado pelo presidente Lula para deixar o cargo que será entregue a um catarinense. Joaquim Cartaxo, dirigente do Sebrae no Ceará, foi sondado para uma diretoria nacional, não topou. Ficará no Ceará.
ASSEMBLEIA INICIA TRAMITAÇÃO DE PROJETO DE LEI PARA MONTAGEM DE COZINHAS COMUNITÁRIAS
O Projeto de Lei de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), que autoriza a Casa a adquirir e distribuir insumos alimentares e equipamentos para montagem de cozinhas comunitárias, iniciou tramitação nesta quinta-feira, 30, para apreciação e votação dos parlamentares. Conforme o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a fome está presente em 53,1% dos domicílios cearenses.
Os equipamentos e os insumos alimentares serão entregues a entidades da sociedade civil mediante assinatura de Acordo de Cooperação, em conformidade com plano de trabalho.
VÍTIMAS DA CHUVA
A Assembleia, através do deputado Evandro Leitão, em iniciativa do deputado Daniel Oliveira, se reúne nesta sextafeira, 31, com dirigentes de Ceará e Fortaleza. Os clubes seriam parceiros da Assembleia liderando campanha de doação de alimentos. Na aquisição do ingresso, ou de forma solidária, o torcedor deixará, no mínimo, um quilo de alimento não perecível para as vítimas da chuva.
CASA MILITAR GANHA ASSESSOR ESPECIAL
O Chefe da Casa Militar terá o tenente coronel Erlanio Matoso como assessor especial. A nomeação está no Diário Oficial.