O prefeito José Sarto (PDT) disse que a Prefeitura de Fortaleza assumirá a reforma da Ponte dos Ingleses. A fala foi feita durante visita às obras da Praia de Iracema, na manhã desta quarta-feira, 26. O local está interditado há cerca de cinco anos e tem obras paradas desde 2022. A requalificação, de responsabilidade do Governo do Ceará, não tem data para ser retomada.
“Eu não posso deixar que a Ponte dos Ingleses fique abandonada. A gente está num contexto da Beira-Mar de Todos, com a nova Praia de Iracema. Eu, como prefeito de todos, não posso deixar que a gente perca esse material importante para a história de Fortaleza”, afirmou. “Por isso, resolvi que vamos assumir a requalificação, que vai se harmonizar com toda a nova Praia de Iracema e a Beira-Mar de Todos. Não posso deixar que a Ponte dos Ingleses vire mais um Acquario [Ceará]”, afirmou o prefeito.
As declarações foram dadas durante construção de um muro que separa as obras do Acquario das intervenções na Praia de Iracema.
De acordo com o gestor, o Governo disse que não iria fazer a obra da Ponte dos Ingleses. A Prefeitura também aponta que a obra está incluída dentro da área em que a gestão municipal pode gerir. “Vamos assumir o custo e manter o projeto que estava previsto. Já solicitei a Seinf [Secretaria Municipal da Infraestrutura] faça contato com a Superintendência de Obras Públicas [SOP], para que eles nos repassem o projeto e possamos executar”, explicou.
ACQUARIO CEARÁ
O prefeito Sarto afirmou também, em conversa com a imprensa, que só assumirá as obras paralisadas do Acquario Ceará caso o Estado mande o recurso. “Se nós tivermos recursos financeiros, a gente faz. Nós temos 200 obras em andamento, nenhuma parada. Se quiserem, manda o dinheiro que a gente faz”. Os trabalhos do Acquario, iniciado ainda na gestão do ex-governador Cid Gomes (PDT), foram interrompidos em 2015.
As declarações foram dadas durante construção de um muro que separa as obras do Acquario das intervenções na Praia de Iracema. Questionado sobre o que representaria a separação, Sarto negou haver um “sentimento de antagonismo”. “Só tem amor no meu coração, essa coisa de disputa política fica para quem está interessado nisso, o [vice-prefeito] Élcio Batista e eu estamos preocupados em servir Fortaleza”.
EXECUTIVO ESTADUAL
Em nota, a SOP alega que “a Prefeitura de Fortaleza não cumpriu o acordo realizado anteriormente para a plena execução da obra de superestrutura da Ponte dos Ingleses, conforme o Termo de Cooperação Técnica nº 004/2021 – Seinf/Setur/SOP, assinado em 18 de novembro de 2021”, onde pelo acordo, a Prefeitura faria toda a “reparação estrutural da Ponte dos Ingleses, incluindo o projeto de estruturação do piso”.
Ainda segundo o Governo, um relatório técnico apontou que a estrutura oferecia “riscos para o equipamento, inclusive de desabamento, caso houvesse o andamento da obra de urbanização, que já estava devidamente licitada pelo Estado”, finaliza a nota.