O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), disse que a situação da Ponte dos Ingleses, a Ponte Metálica, “já está resolvida”. Na última semana, criou-se um imbróglio entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Capital acerca de impasses sobre a reforma do espaço. Em sua fala sobre o equipamento nesta segunda-feira, 31, em evento em Fortaleza, o gestor voltou a citar obras inacabadas do Estado em Fortaleza.
A Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, está fechada há cinco anos, com obras de reforma paralisadas. Na última semana, surgiu um imbróglio entre o executivo estadual e a gestão municipal de Fortaleza acerca das responsabilidades de cada esfera em relação à obra. A reforma da Ponte é conjunta entre Governo e Prefeitura. Em nota ao OPINIÃO CE, a Prefeitura confirmou que a gestão estadual já foi oficialmente notificada sobre a situação. A reportagem tentou contato com o Governo do Estado e aguarda retorno.
ENTENDA
Na última quarta-feira, 26, Sarto disse que assumiria a responsabilidade integral da obra. Nesta segunda, o prefeito disse que está aguardando o retorno do projeto por parte do Estado para prosseguir com a reforma. “Me mande o projeto de volta, que a gente mandou em janeiro de 2022. Pode mandar o projeto de volta”, disse o gestor, se dirigindo ao Governo.
O gestor aproveitou a situação para criticar obras inacabadas do Estado na Capital. “Se quiser, pode mandar o [projeto] do Acquário também”, completou o pedetista se referindo ao Acquário do Ceará, com obras iniciadas em 2012.
“Fortaleza pertence ao Estado do Ceará, sendo assim, se for para falar das obras paradas em Fortaleza, do Acquário, por exemplo, da Lagoa da Maraponga, do Metrofor [Metrô de Fortaleza], nós vamos falar.”, cutucou o gestor.
Ainda na última semana, o governador Elmano de Freitas (PT) rebateu Sarto, dizendo que a prefeitura deveria ter recuperado a base da ponte, não cumprindo com um acordo firmado pelos dois executivos em 2021. Sobre uma possível agenda com o governador para solucionar a situação, o prefeito disse que não há necessidade, pois “a Ponte dos Ingleses está resolvida”.