O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), vem ressaltando, em discursos e entrevistas, que já cumpriu 64% das metas do plano de governo e que mais de 90% das obras da Prefeitura de Fortaleza estão na periferia da cidade. Segundo o gestor, a série de investimento muda a vida das pessoas dos bairros mais carentes. Recentemente, uma fala do correligionário de Sarto, senador Cid Gomes (PDT), gerou um mal-estar dentro do partido. Ao OPINIÃO CE, Cid relativizou as declarações.
Na noite desta segunda-feira, 6, durante a assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação da Clínica Veterinária de Fortaleza – Jacó, no Passaré, o prefeito citou obras realizadas nos bairros Jangurussu e Conjunto Palmeiras com orçamentos equivalentes a toda a avenida Beira-Mar.
“Dia desses entregamos a Praça das Mangueiras (no Jangurussu). Juntando com Centro de Educação Infantil, Escola de Tempo Integral, obras de drenagem e pavimentação no Palmeiras II, no Sítio São João, você vai ficar espantado. Lá, nós estamos investindo o que foi investido na Beira-Mar. Só numa região de Fortaleza, R$ 120 milhões”, afirmou o prefeito.
“Já entregamos 25 creches. São 6 escolas em tempo integral, 4 escolas em tempo parcial. Já tem mais de 111 areninhas, temos essa clínica veterinária que vai ser duplicada e triplicada”, destacou o gestor.
CLÍNICA VETERINÁRIA
O projeto da Clínica Veterinária conta com investimento de R$ 2,1 milhões e prevê a instalação de novos consultórios, centros cirúrgicos e áreas separadas de enfermaria para cães e gatos. “A Clínica Jacó é referência para o Norte-Nordeste, para o Brasil todo, e com essa extensão nós vamos duplicar o número de consultórios, triplicar o número de salas cirúrgicas, separar os espaços destinados a cães e gatos e teremos uma sala de espera bem maior. Vamos mais do que duplicar o tamanho do equipamento, melhorando essa ambiência que já é toda pensada para o cuidado animal e conta com profissionais qualificadíssimos”, disse Sarto.
Com a ampliação, o equipamento passará de 397,41 m² para 853,00 m² de área construída. A clínica terá três novos consultórios, dois novos centros cirúrgicos, espaços de espera internos e externos abrigados, além de enfermarias separadas para cães e gatos. As obras serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e possuem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2024.
Segundo o secretário de Proteção e Bem-Estar Animal, Marcel Girão, desde outubro de 2020 até agora, já foram mais de 300 mil procedimentos. “Temos um serviço de ótima qualidade, com profissionais dedicados, e a Clínica está sempre lotada, então a ampliação é muito bem-vinda”, afirmou. Em mais de dois anos de funcionamento, foram 31 mil consultas, 5 mil cirurgias, 28 mil anestesias, 75 mil exames laboratoriais, 20 mil exames de imagem, 123 mil administrações de medicamentos e 17 mil procedimentos ambulatoriais.
Somente em 2022, foram realizados 180 mil procedimentos no equipamento, com uma média de 1,6 mil animais atendidos por mês e cerca de 260 serviços diários. O local disponibiliza atendimentos de urgências, emergências, consultas clínicas, especialidades médicas (cardiologia, oncologia, ortopedia e neurologia), cirurgias gerais (tecidos moles, oncológicas e ortopédicas) e cirurgias de esterilização, além de exames de imagem (raio-x e ultrassom), exames laboratoriais, aplicação de medicamentos, curativos, talas e fluidoterapia.