Voltar ao topo

12 de julho de 2024

Sarto confirma edital para concurso da AMC para os próximos 30 dias

Foto: Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

Em transmissão ao vivo nesta quarta-feira, 12, o prefeito José Sarto (PDT) apresentou um balanço das convocações de servidores municipais efetivadas pela gestão. O prefeito também confirmou lançamento do edital da AMC para os próximos 30 dias com vagas para 128 agentes. “Nossa prioridade é lançar nos próximos 30 dias”, garantiu Sarto.

Na transmissão, o prefeito também comentou o andamento dos concursos públicos para Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e para Secretaria Municipal das Finanças (Sefin). Respectivamente, serão 1.000 novas vagas para guardas municipais e 50 vagas para analistas e auditor fiscal para a Sefin.

Sobre o concurso da Guarda, o prefeito explicou que neste momento os candidatos estão se organizando para reunir documentação e exames médicos necessários para a segunda etapa do certame. “Nosso objetivo é cumprir rigorosamente o cronograma e chamar logo os aprovados para reforçar o quadro funcional da Guarda Municipal e, assim, contribuir com a segurança cidadã da nossa Fortaleza”, ressaltou Sarto.

No que tange ao concurso para a Sefin, o prefeito informou que foram registradas 9.987 inscrições e que as provas serão aplicadas neste mês, no próximo domingo, 16, e no domingo seguinte, 23. “Quando concluirmos esses dois concursos, da Guarda e da Sefin, e quando finalizarmos essas convocações da saúde mental e do IJF, chegaremos ao número de 3.492 novos servidores admitidos na nossa gestão. Serão 3.492 trabalhadores e trabalhadoras que passam a integrar os quadros da Prefeitura através de concursos públicos.”

CONCURSOS

Durante a live, o prefeito fez um balanço dos certames em Fortaleza. “São 2.442 trabalhadores e trabalhadoras que, em suas áreas, estão contribuindo com a boa prestação dos serviços públicos para a nossa população”, afirmou, mencionando as áreas de saúde, educação, controladoria e orçamento e gestão como principais beneficiadas pelas contratações.

O prefeito salientou que, na área da educação, a gestão promoveu o maior concurso público para professores da história da capital, convocando 1.822 profissionais para a rede municipal de ensino. “Foi um passo muito importante, porque nossa rede vem se expandindo nos últimos anos. Estamos construindo e entregando novas escolas, aumentando a oferta de matrículas, e o concurso público é uma maneira de renovar nossos quadros profissionais e contribuir para que a qualidade de ensino na nossa Cidade siga avançando”, pontuou o prefeito.

Na saúde, informou o chefe do Executivo municipal, 215 médicos e profissionais de nível superior e médio foram convocados para compor o quadro funcional do hospital Instituto José Frota (IJF) e também foram chamados mais 58 profissionais de nível superior para integrar a Rede de Saúde Mental de Fortaleza. Além disso, 28 novos analistas de planejamento e gestão foram lotados em quadros funcionais.

Sarto anunciou que a gestão reforçará ainda mais a saúde municipal com o chamamento de mais uma turma de 256 servidores de nível superior e médio para o IJF.

NOVOS CONCURSOS

O chefe do executivo municipal comentou também que há outros concursos previstos para este ano. Entre os quais, o do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), com 60 vagas, cujo edital está em processo de finalização. “Com esse concurso, queremos fortalecer a atuação do Iplanfor, que tem a nobre missão de formular políticas públicas para o desenvolvimento da nossa Cidade para os próximos anos. É quem pensa a cidade, e nosso compromisso é fazer isso de forma inovadora, acessível e participativa, buscando sempre reduzir desigualdades sociais.”

[ Mais notícias ]