Voltar ao topo

24 de junho de 2024

Sarto assina termo de adesão e Fortaleza agora faz parte da Rede Mundial das Cidades das Crianças

Assinatura do termo foi realizada na última terça, 21, na data de celebração do Dia Mundial da Criança
Foto: Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

O prefeito José Sarto (PDT) assinou, na terça-feira, 21, Dia Mundial da Criança, o termo de adesão à Rede Mundial das Cidades das Crianças. A Comissão Municipal da Primeira Infância (CMPI), criada em 2014, e a primeira edição do Plano Municipal da Primeira Infância de Fortaleza (PMPIF), foram critérios essenciais para a participação do município na Rede.

Para ser um município integrante da Rede, também é necessária a realização da escuta das crianças. Em Fortaleza, tal operação está em processo de desenvolvimento, pela Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME). É exigido, ainda, que o município participante elabore e aplique estratégias para que as crianças possam usufruir da cidade e para fomentar a autonomia das crianças, critério que norteia as políticas públicas sistematizadas pelo PMPIF.

O prefeito Sarto falou sobre a adesão do município à Rede:

“Temos um compromisso firmado com políticas para a infância que perpassam as diversas áreas da gestão. Um trabalho intersetorial, que envolve várias secretarias com o propósito de garantir direitos, proteção e segurança alimentar para nossos meninos e meninas. Agora, estamos dando mais um passo para aprimorar nossos esforços e avançar em ações que possam contribuir com o desenvolvimento e inclusão social de nossas crianças”.

De acordo com a prefeitura, a adesão marca o compromisso da gestão em contribuir para o desenvolvimento da liberdade e da autonomia das crianças fortalezenses, por meio de diversas políticas públicas voltadas para a infância.

Angélica Leal, titular da Cespi, afirma que “a integração à Rede Mundial é mais uma demonstração do compromisso do prefeito Sarto de fazer cada vez mais de Fortaleza a cidade das crianças”.

Sobre a Rede Mundial das Cidades das Crianças

A Rede foi idealizada pelo italiano Francesco Tonucci, pensador, pedagogo e desenhista, e é coordenada pelo instituto homônimo. Com mais de 30 anos, a Rede conta com a participação de 200 cidades em 15 países da Europa e América Latina.

Entre os dias 18 e 24 de março, o idealizador esteve pela primeira vez no Brasil, em Jundiaí-SP, para o 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias. Durante o evento, Fortaleza foi representada por Angélica Leal.

[ Mais notícias ]