Voltar ao topo

8 de dezembro de 2024

Sarto assina ordem de serviço para construção de posto de saúde no Residencial Yolanda Queiroz

Obra do novo equipamento faz parte do pacote de investimentos da Prefeitura na área saúde. O valor aproximado é de R$ 130 milhões
Prefeito Sarto após assinatura da ordem de serviço para a construção de novo posto de saúde. Foto: Marcos Moura/ Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

O prefeito José Sarto (PDT) assinou, nesta quarta-feira (4), a ordem de serviço para a construção de uma unidade básica de saúde (UBS) no Residencial Yolanda Queiroz. O novo equipamento terá três equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) para acolher a população que reside nas proximidades do bairro Edson Queiroz e entorno. Sarto destaca que a construção faz parte do pacote de investimentos da saúde, anunciado por ele em abril.

“Estamos assinando a ordem de serviço para um posto de saúde que será totalmente climatizado e onde teremos três equipes de saúde da família, se adequando às necessidades do residencial e do entorno. Isso faz parte do nosso pacote de requalificação, que irá construir 16 novas unidades, além de contar com as carretas, que são seis unidades móveis. Já recebemos três e mais três estão a caminho. Além disso, inauguramos três farmácias-polo e agora contamos com a telemedicina, com a disponibilidade virtual dos resultados de exames e também com os Tuk-Tuks dos Remédios”, defendeu.

O projeto prevê a construção de um posto de saúde com 375 metros quadrados de área construída, com sala de espera, triagem, além de consultório para prevenção ginecológica e Odontologia. O equipamento contará, ainda, com sala de vacinação, coleta, curativo, esterilização, sala de observação, setor administrativo, almoxarifado. São novos espaços que vão auxiliar os profissionais da saúde. “A comunidade está sendo beneficiada com uma estrutura nova de saúde, que deverá trazer todo o serviço de atenção primária: farmácia, saúde da família e exames. Nosso objetivo é levar a todas as comunidades, até as mais distantes, a qualificação de atendimento. Hoje, nós estamos com 80% de cobertura de atenção primária. Vamos avançar ainda mais”, defendeu o secretário da Saúde, Galeno Taumaturgo.

PACOTE DE INVESTIMENTOS

O novo posto de saúde que será construído no residencial Yolanda Queiroz faz parte do pacote de investimentos na saúde, de aproximadamente R$ 130 milhões. As obras de construção e reformas das unidades de saúde garantem mais qualidade e eficiência nos serviços à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da rede municipal de saúde. As obras estão ocorrendo em diferentes bairros da Capital, dentro da previsão do cronograma, e incluem, além das reformas e requalificações, novos equipamentos e serviços. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o final de 2024.

[ Mais notícias ]