Voltar ao topo

7 de dezembro de 2024

Sarto aproveita evento do PDT para avisar que o baile segue; resta saber se vai dançar ou não

Acompanhado do vice-prefeito, Élcio Batista (PSB), esteve em gabinetes importantes na capital federal - pelo menos na perspectiva da política do Ceará

Compartilhar:

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), cumpriu na semana passada uma alentada agenda de compromissos em Brasília. Acompanhado do vice-prefeito, Élcio Batista (PSB), esteve em gabinetes importantes na capital federal – pelo menos na perspectiva da política do Ceará. Participou de atividades pedetistas e visitou parlamentares locais. Ok, fez o que deve fazer o gestor que articula verbas e apoios para as estratégias e ações que desenvolve.

Mas não foi só isso. Sarto deixou rastros muito nítidos de como estão os humores entre ele e os líderes partidários com os quais se relaciona. E isso, para quem já projeta cenários políticos para 2024 e 2026, pode ser muito relevante. O prefeito deu recados na rede social Instagram (@sartoprefeito12), na qual aparece com um capacete de obra – um indicador de quem quer ser identificado como empreendedor. Entendeu quem quis: o baile segue, mas Sarto não diz se quer ou se vai dançar.

Bolsonarismo na linha

O primeiro contato mostrado por Sarto é com o deputado Jr. Mano, bolsonarista do PL. “Conversamos sobre projetos para a nossa Fortaleza e enfatizamos a importância do apoio de cada um dos parlamentares. Foi um encontro muito produtivo, de reafirmação de compromissos com a Cidade”, escreveu na legenda de vídeo em que aparece com o parlamentar – coordenador da bancada cearense – e Élcio Batista.

Segunda dose

O segundo foi com o senador Luís Eduardo Girão, bolsonarista do Podemos. “Durante o encontro, ele reforçou compromisso com a nossa Cidade e garantiu que está à disposição para contribuir com o trabalho que temos realizado em Fortaleza”, registrou o prefeito.

Outra ponta

O terceiro contato foi com a senadora Augusta Brito, petista, à qual disse ter desejado “sucesso nos trabalhos e reforçando que contamos com sua parceria e interlocução para beneficiar Fortaleza”. Augusta substitui Camilo Santana (PT), que Lula convocou para ser ministro da Educação.

Saúde, Fernanda

O Instagram de Sarto mostra, em seguida, foto com a deputada Fernanda Pessoa, bolsonarista do União Brasil. “Fernanda colocou-se à disposição para contribuir com ações que estamos desenvolvendo em Fortaleza, principalmente na área de saúde”, anotou. Fernanda é filha e discípula política do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, que abriu espaço para o ex-deputado Capitão Wagner no secretariado dele. Wagner, que Sarto derrotou em 2020 e que o governador Elmano de Freitas (PT) venceu em 2022, ocupa – creia! – a Secretaria de Saúde.

O PSD é um caminho possível?

José Sarto também publicou foto com os deputados Domingos Neto, Luiz Gastão e Célio Studart (todos do PSD, isso quer dizer algo?), além da secretária das Finanças, Flávia Teixeira. Élcio Batista e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim (PDT), estão na imagem. Como “estranho no ninho” aparece o deputado federal por Alagoas Isnaldo Bulhões Jr. (MDB).

“Desejo sucesso”

A única exceção aberta para o PDT foi com o presidente do partido, o cearense André Figueiredo. “Participo da posse do deputado federal André Figueiredo como presidente nacional do PDT, na sede do partido. Desejo sucesso a esse grande líder na nobre missão”, explicou, com um ponto final significativo.

Procure outro

Se o leitor e a leitora tiverem desembarcado hoje de Marte e estiverem precisando saber se existe um senador cearense do mesmo partido de Sarto chamado Cid Gomes, recomenda-se que procure se informar com outra fonte.

Lá e cá

A Coluna Roberto Maciel é publicada simultaneamente no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br) e no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br). Os textos estão também no site https://bit.ly/3q4AETZ. O jornalista ainda participa do podcast Papo de Cabeça, no YouTube (https://bit.ly/3cP1JHu) e nas plataformas Deezer e Spotify. O podcast é produzido em parceria com o jornalista Maurição Lima e tem notícias, entrevistas e análises políticas.

[ Mais notícias ]