Anunciados no último dia 12 pelo prefeito José Sarto (PDT), o líder da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFOR), assim como o vice-líder, são do mesmo partido do chefe do Executivo Municipal. Carlos Mesquita (PDT) e Didi Mangueira (PDT) possuem uma trajetória enquanto vereadores da Casa de longa data. Carlos é o parlamentar decano do Legislativo municipal, com oito mandatos, enquanto Didi está no quinto mandato na Câmara.
Uma das primeiras tarefas do novo líder é articular a aprovação do projeto do prefeito Sarto que isenta parte da população de Fortaleza da Taxa do Lixo. No final de dezembro de 2022, em meio às discussões sobre a criação da Taxa do Lixo, o prefeito chegou a destituir da vice-liderança o vereador Léo Couto (PSB), após o parlamentar fazer críticas ao projeto.
TRAJETÓRIAS POLÍTICAS
Mesquita foi eleito vereador de Fortaleza pela primeira vez em 1992, pelo extinto Partido Democrata Cristão (PDC), com 2.300 votos. Em 1996, foi reeleito com 6.200 votos, já pelo PMDB (atual MDB). Em 2000, conquistou seu terceiro mandato, com 14.691 votos. Para a legislatura 2005/2008, recebeu 15.562 votos.
Nas eleições de 2008, obteve 8.011 votos, enquanto que, nas eleições de 2012, alcançou o sexto mandato ao obter 11.570 votos. Em 2016, Mesquita obteve 8.042, pelo PROS, ficando na segunda suplência da coligação PDT/PP/PTB/PROS. Assumiu o cargo de secretário da Regional III da Prefeitura de Fortaleza. Após o falecimento do vereador Luciram Girão, em maio de 2019, se licenciou do cargo e passou a ser titular do mandato de vereador.
Foi líder do prefeito Juraci Magalhães durante seis anos, até que foi escolhido por seus pares para dirigir a Casa durante o biênio 2003/2004. Como presidente da CMFor, viabilizou e inaugurou o novo prédio da Casa, denominado Palácio da Cidadania, no agora no bairro Patriolino Ribeiro.
Criou ainda os projetos “Câmara nos Bairros”, “Tribuna Livre”, “Câmara Discute” e a “TV Legislativa”, hoje TV Fortaleza, inaugurada em 17 de fevereiro de 2002. Mesquita fez da Ouvidoria um órgão de intermediação entre a população de Fortaleza e as Comissões Técnicas da Câmara Municipal.
Entre as ações de Mesquita no Parlamento, estão o projeto de lei que criou o Sistema de Mototáxi e os projetos que autorizaram a prefeitura a construir o Hospital da Criança e o Hospital da Mulher.
Já Francisco Mangueira Sobrinho, popularmente conhecido como Didi Mangueira, nasceu em Lavras da Mangabeira, e descende de duas famílias locais ligadas a política, os Lemos e os Mangueiras. Filho de José de Souza Mangueira e Terezinha Lima Mangueira, é casado com Ivedilva Germano de Castro Mangueira, tem dois filhos, Alanderson e Raiane, e três netas, Marina, Sabrina e Manuela.
O atual vice-líder da Câmara, escolhido pelo prefeito, é técnico em contabilidade por formação e já atuou como professor do ensino médio e possui uma escola no bairro Bom Jardim, onde atua como líder comunitário há mais de 30 anos.
O vereador também atuou em ações e leis para a Capital cearenses, principalmente se tratando em questões ligadas à melhorias na qualidade de vida dos que moram em regiões menos assistidas pelo poder público, como bairros como Bom Jardim, José Walter, Barra do Ceará, Granja Lisboa, Granja Portugal, Canindezinho e Siqueira.
Atualmente, Didi está em seu quinto mandato na Câmara Municipal de Fortaleza. Na eleição do ano 2000 obteve 3.046 votos, em 2004 recebeu 5.807 votos, em 2008 foram 7.712 votos, em 2013 com 6.944 e em 2016 com 9.010 votantes.