Voltar ao topo

13 de outubro de 2024

Sarto anuncia reajuste de 34% a médicos e 58% a técnicos de enfermagem da rede municipal

"É um reforço importante da saúde municipal. Mas também um reconhecimento justo e necessário para esses profissionais", disse o prefeito
Foto: Prefeitura de Fortaleza

Compartilhar:

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou, nesta terça-feira, 9, a autorização para contração de 436 profissionais da área da saúde aprovados em seleção pública. Ao todo, segundo o gestor, são 85 médicos e 351 técnicos de enfermagem que atuarão na rede municipal. No mesmo comunicado, feito pelas redes sociais, o gestor anunciou reajuste de 34,5% a médicos e 58,9% a técnicos de enfermagem. “É um reforço importante da saúde municipal. Mas também um reconhecimento justo e necessário para esses profissionais”, disse.

“Autorizei a contratação de 85 médicos e 351 técnicos de enfermagem para atuarem na nossa rede municipal de saúde. São 436 profissionais aprovados em seleção pública. Eles reforçarão o atendimento em nossas unidades. Além disso, concedi reajuste salarial para essas duas categorias. Médicos contratados terão aumento de 34,5% e técnicos de enfermagem, 58,9%. É um reforço importante da saúde municipal. Mas também um reconhecimento justo e necessário para esses profissionais.

Este é o segundo reajuste na área da saúde em agosto. No último dia 1º, prefeito entregou à Câmara Municipal de Fortaleza uma mensagem do Executivo que garante o aumento de 56% no piso salarial dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias da Capital cearense. A matéria foi aprovada em regime de urgência na quarta-feira, 3. O valor do piso será de dois salários mínimos a todos os 3.705 servidores da categoria, saindo, com isso, de R$ 1.550 para R$ 2.424.

O texto foi entregue durante abertura do 2º Período Legislativo. Na oportuidade, o prefeito também entregou à Casa o texto para abertura de concurso público com o objetivo de reforçar a rede de saúde mental de Fortaleza.

“Hoje estamos entregando duas mensagens que são importantíssimas. A primeira, o reconhecimento aos agentes comunitários de saúde e de endemias, para que possam em regime de urgência, votar, aprovar e a gente pague até o dia 10 de agosto, o retroativo à maio. Todas as reinvindicações que a categoria nos fizeram foram legitimamente atendidas”, apontou, na ocasião.

A outra mensagem contemplou a área de saúde mental, com a criação de 15 cargos, sendo 14 para psiquiatras e um para neuropediatra. De acordo com o prefeito houve um aumento das patologias sendo necessário a ampliação do quadro de profissionais que atuam na rede de assistência psicossocial da Capital. Em coletiva de imprensa durante o evento, o gestor também informou que o tradicional Réveillon no Aterro da Praia de Iracema poderá ter dois dias na virada de 2022 para 2023.

[ Mais notícias ]