O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), enviou nesta sexta-feira, 16, um projeto de lei à Câmara Municipal de Fortaleza para criação do Grupamento Especial Maria da Penha. O objetivo, segundo o gestor, é que o serviço integre a Rede de Proteção e Segurança Cidadã para as Mulheres da Capital cearense, no âmbito da Guarda Municipal. A informação foi divulgada por Sarto em vídeo publicado em suas redes sociais. Segundo o prefeito, esta é uma “conquista histórica” para as mulheres.
“Essa ideia foi elaborada e construída junto à coordenadoria de mulheres da SDHDS [Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social] e da Guarda Municipal. É um grupamento treinado que vai ter a interlocução com todas as nossas secretarias e diretamente com a comunidade para oferecer proteção e segurança cidadã para as mulheres“, disse Sarto.
No anúncio, Sarto destacou que o projeto é enviado durante o mês que marca o Agosto Lilás, voltado ao combate a violência de gênero. Conforme o prefeito, as equipes irão atuar diretamente com a comunidade fortalezense, contribuindo com o acompanhamento e o atendimento das mulheres vítimas de violência. “Assim, estaremos ampliando a rede de proteção das fortalezenses, enfrentando a violência e prevenindo o feminicídio”, frisou Sarto, na postagem.
A matéria será, agora, apreciada pelos vereadores de Fortaleza e, se aprovada, volta ao gabinete do prefeito para sanção.