O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), informou, na noite desta segunda-feira (04), que o vereador Iraguassú Filho, seu correligionário, assumirá a liderança do governo na Câmara Municipal de Fortaleza. O parlamentar substitui o vereador Carlos Mesquita, que deixou o posto após se envolver em polêmicas. Seu papel agora será de vice-liderança, ao lado dos vereadores PP Cell (PSD) e Didi Mangueira (PDT).
A decisão foi tomada após reunião com seus vereadores aliados, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim. O encontro seria “para alinhar as prioridades e os compromissos da gestão”, disse Sarto, através de suas redes sociais. “Agradeço a todos pelo trabalho que vêm realizando em defesa de uma Fortaleza mais justa, moderna e igualitária”, completou.
Entenda a polêmica
A mudança na liderança se deu após Mesquita gerar um mal-estar com aliados do prefeito, ao dizer que a Prefeitura havia deixado de repassar recursos para o Centro Regional Integrado de Oncologia (Crio) de forma proposital para “ver se o Estado se mancava e pagava a parte dele”.
No plenário, o parlamentar continuou sua fala, afirmando que se não tivesse pontuado que a Prefeitura de Fortaleza cortou os repasses ao Crio propositadamente, o Governo do Estado não teria anunciado os R$ 270 milhões para o tratamento oncológico.
Mesquita lembrou a situação em que o senador Cid Gomes (PDT) teria proferido a frase o “Lula está preso, babaca”, e direcionou aos parlamentares do Legislativo cearense: “Dizer para aqueles da Assembleia, Larissa [Gaspar] e companhia limitada, o Sarto é prefeito, babacas, não tem obrigação com oncologia como era para ser não”.
O valor de R$ 270 milhões para a interiorização do tratamento de câncer, apresentado pelo governador Elmano de Freitas (PT), no entanto, foi anunciado ainda antes da fala do vereador sobre o Crio.
Novo líder
O novo líder do governo, José Iraguassú Teixeira Filho, assumiu seu mandato em fevereiro deste ano como primeiro suplente do PDT, em substituição ao vereador Renan Colares (PDT), que ocupa o cargo de secretário da Regional VI. Na eleição de 2020, ele obteve 8.166 votos.
Filho do ex-vereador Iraguassú Teixeira, que morreu em 2021 em decorrência da Covid-19, Iraguassú Filho é bacharel em Direito formado pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Direito Constitucional pela UVA. O parlamentar é servidor de carreira do Tribunal de Justiça do Ceara desde 2005, tendo sido vice-Presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceara -SINDOJUS/CE. Filiado ao PDT desde 2001, o vereador também é tesoureiro do Diretório Estadual há 14 anos.