O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou nesta terça-feira (2) a programação de inaugurações para o mês de abril. No próximo dia 13, a Capital completa mais um ano de existência, chegando aos 298 anos de fundação. O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo nas redes sociais do gestor. Conforme ele, as entregas contemplarão as mais diversas áreas, como saúde, educação, desenvolvimento econômico, infraestrutura e meio ambiente. “Neste mês, vamos percorrer toda a cidade com uma programação de inaugurações que demonstram o nosso maior compromisso, que é proporcionar uma vida nova para a nossa gente, principalmente para quem mais precisa e mora na periferia”, disse.
No dia do aniversário, a cidade contará com shows nacionais no Aterrinho da Praia de Iracema. As atrações ainda não foram anunciadas, devendo ser divulgadas nos próximos dias, como explicou a Prefeitura.
SAÚDE
Ao longo da transmissão, o gestor falou das ações e entregas que irão marcar o aniversário da cidade. Na área da saúde, Sarto destacou a inauguração do novo Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, o Frotinha da Messejana. Segundo ele, a nova unidade vai ter um aumento de 30% da capacidade cirúrgica, com ampliação de enfermarias e Unidades de Terapia de Urgência (UTUs). Conforme o pedetista, ao hospital, reconstruído “praticamente do zero”, foi utilizado um investimento de R$ 9,7 milhões.
“Um hospital bem novinho, com enfermarias modernas e climatizadas e leitos de observação completamente requalificados com substituição de macas por camas. Tudo isso para proporcionar mais conforto e melhor atendimento aos pacientes”.
Ainda na área da saúde, o gestor lembrou de um novo posto de saúde no bairro Carlito Pamplona, um dos 16 previstos no pacote de investimentos na área, lançado em abril do ano passado. O pacote também contempla mais uma entrega que será realizada este mês: a requalificação do posto de saúde Luciano Torres de Melo, no bairro Manoel Sátiro.
Além das novas entregas, Sarto ressaltou demais ações na saúde executadas este ano, como a ampliação no número de carretas do Vem Saúde e dos tuk-tuks, que desde a última semana passaram a entregar medicamentos para idosos acima de 80 anos e para mais de 500 fortalezenses atendidos pelo programa Melhor em Casa.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EDUCAÇÃO
No desenvolvimento social, Sarto destacou o início do mutirão para a entrega de duas mil carteirinhas de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de zerar as filas de solicitações. A ação iniciou-se nesta terça-feira (2) em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O documento tem o objetivo de facilitar o acesso dos autistas a serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social, tornando uma cidade acessível a autistas, conforme pontuou o prefeito. Para solicitar o documento, é só buscar uma das secretarias regionais ou de forma on-line, preenchendo o formulário disponível no Canal do Desenvolvimento Social.
Para a área da educação, a Prefeitura deverá entregar dois Centros de Educação Infantil (CEIs), um no Canindezinho e outro no Residencial Cidade Jardim II, no bairro Prefeito José Walter. Além disso, está prevista ainda a entrega de uma Escola de Tempo Integral, também no Cidade Jardim II. Até o momento, como destacou Sarto, sua gestão entregou 30 novos CEIs e nove Escolas de Tempo Integral, sendo a capital com maior cobertura de matrículas em tempo integral, com 64% dos alunos matriculados na modalidade.
“Assumi o compromisso com a cidade de entregar 50 CEIs na nossa gestão, mas até o final deste ano, vamos superar essa marca, entregando 56”, disse. “Nossa meta é trabalhar ainda esse ano para universalizar o tempo integral entre os alunos do Fundamental II”, completou.
INFRAESTRUTURA E URBANISMO
Em outra medida para o mês, duas comunidades deverão ser beneficiadas pelo Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), nas localidades do Mondubim/Aracapé e São Miguel. No primeiro, serão entregues 74 vias que beneficiarão mais de 10 mil pessoas. Já no Proinfra São Miguel, serão 49 ruas, beneficiando também cerca de 10 mil moradores e moradoras da comunidade, como explicou o prefeito.
“Em três anos, já beneficiamos mais de 700 ruas em mais de 10 comunidades, nos bairros com mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano [IDH]”. Além desses e das duas comunidades que estão previstas para receber melhorias neste mês, outros 19 bairros contam atualmente com obras do programa. Conforme a Prefeitura, a ação garante dignidade a diversas famílias, especialmente no período da quadra chuvosa.
“Antes [a comunidade] tinha lama e esgoto na porta da casa, agora tem ruas do que há de melhor na cidade. Imagina se essas comunidades não tivessem recebido o Proinfra, nessa quadra chuvosa que foi atípica. Não sofreram com alagamentos”, disse Sarto, durante a transmissão.
Leia mais | Presenças de Sarto em obras na periferia vêm para trabalhar carisma, diz cientista político
Outra ação que deve beneficiar moradores de bairros periféricos é o projeto Meu Bairro Empreendedor. Neste mês, a ação será entregue no Parque Santana, no bairro Mondubim. As ruas Um, Francisco Bento, avenida do Contorno e da Dona Libânia Ribeiro de Melo Nunes foram contempladas com intervenções. “Já estão de cara nova. Foram requalificadas para fortalecer mais ainda a economia local, proporcionar uma boa experiência de compra para quem frequenta, além de melhor condição de trabalho, trafegabilidade e muitas mais oportunidades”, afirmou. Conforme completou o prefeito, esta é uma política que “ajuda a explicar” porque Fortaleza está “sempre entre as capitais que mais geram emprego no Brasil”. Sarto destacou ainda que a cidade tem o maior PIB do Nordeste.
Já para os próximos dias, está prevista a entrega da urbanização da Lagoa do Urubu, no bairro Floresta. As obras contaram com serviços de drenagem e pavimentação, além de novo calçadão, ciclovia e espaços de lazer e comércio. Ainda na área da urbanização, a Prefeitura deverá entregar uma nova Lagoa de Messejana, em que foi realizado o restauro da estátua de Iracema. Além disso, os moradores do entorno receberão um espaço com novo guarda-corpo que contorna o recurso hídrico, áreas de passeio com piso em intertravado, paisagismo, mobiliários urbanos, parque infantil, academia ao ar livre, píer em madeira, areninha, quadra poliesportiva, pista de skate e quiosques comerciais.
Está prevista ainda a assinatura da ordem de serviço do Píer 12, no espigão da Leste Oeste. De acordo com o gestor, será uma obra de requalificação do espaço, o que inclui pista de skate e corrida, jardins sensoriais, playgrounds naturalizados, guarderia para pescadores, banheiros, estacionamento, quiosques, anfiteatro e mirante. A Prefeitura também realizará o tratamento de esgoto no local.
DEMAIS ANÚNCIOS
Foi anunciada também uma medida para a segurança cidadã. Após a formação da primeira turma de aprovados no concurso da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), a capacitação da segunda turma será iniciada na próxima sexta-feira (5). Mais 250 novos guardas municipais participarão do curso, que é a última etapa da seleção. Já no dia 11 de abril, será realizada a cerimônia de entrega daquela que é a “maior honraria municipal”, a Medalha Iracema, no Teatro São José. Nos próximos dias, serão anunciados os nomes dos quatro homenageados deste ano que, segundo Sarto, “são nomes que expressam a riqueza social, cultural e histórica da nossa cidade”.