O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou na tarde desta terça-feira, 18, que o ponto facultativo do Dia do Servidor, marcado para 28 de outubro, será transferido para 14 de novembro, uma segunda-feira e véspera do feriado nacional da Proclamação da República. O anúncio foi feito pelas redes sociais do mandatário. De acordo com o prefeito, a mudança ocorre em função do calendário das eleições deste ano. O 2º turno está agendado para dia 30 deste mês.
“Informo aos fortalezenses que, em função do calendário das eleições, decidi transferir o ponto facultativo do Dia do Servidor de 28 de outubro para 14 de novembro, véspera do feriado nacional da Proclamação da República (15)”, disse.
Ainda na publicação, Sarto reforçou que o pagamento da folha referente ao mês de outubro será antecipado para o dia 28 deste mês, em comemoração ao Dia do Servidor.
Mesmo já tendo o governador eleito no 1º turno, do último dia 2, os eleitores e eleitoras cearenses irão às urnas para escolha do presidente. A disputa está entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. No 1º turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%) e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%).
Ceará
Na última semana, a governador Izolda Cela (sem partido) antecipou o Dia do Servidor para 24 de outubro, uma segunda-feira. Com isso, o feriado que seria na última sexta-feira antes do 2º turno não ocorrerá nesta data. Na ocasião, a chefe do Executivo afirmou que a segunda-feira do dia 31 será ponto facultativo para os funcionários públicos do Estado que moram distante do seu local de votação.