Voltar ao topo

20 de abril de 2024

São Gonçalo lança programa de saúde ocular para mais de 13 mil alunos da rede pública

Com o objetivo de melhorar o rendimento escolar, o programa Olhar São Gonçalo vai realizar consultas oftalmológicas e doação de óculos para estudantes
Foto: Divulgação

Compartilhar:

Em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), as secretarias municipais da Saúde e da Educação lançam nesta quarta-feira (3) o programa Olhar São Gonçalo, que visa ofertar consultas oftalmológicas e óculos gratuitos para mais de 13 mil alunos da rede municipal de ensino, proporcionando melhor desempenho escolar e recuperando a saúde ocular dos estudantes. A solenidade de lançamento acontece a partir das 8h30 no Ginásio Poliesportivo Waldemar de Alcântara, localizado na Rua Neném Cunha, 618, Centro.

“Como professor da rede pública, sei da importância do cuidado com a saúde ocular dos nossos estudantes para a melhoria do rendimento escolar. O objetivo do programa Olhar São Gonçalo é reduzir a taxa de repetência e a evasão escolar e facilitar o acesso dos estudantes à consulta oftalmológica e a óculos corretivos, caso seja necessário. Possuímos um público de mais de 13 mil alunos, entre crianças, adolescentes e adultos, pois também contemplaremos os estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos)”, explica o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Professor Marcelão.

A primeira fase do programa será a avaliação de acuidade visual, realizada por profissionais de saúde em todos os mais de 13 mil alunos, mediante autorização dos pais ou responsáveis, em todas as 48 unidades escolares do município, entre creches e escolas. Todo o processo acontecerá na própria instituição de ensino, garantindo mais segurança e comodidade para os alunos.

Identificado o estudante com algum problema de visão, ele será encaminhado para uma consulta com um oftalmologista e caso necessite usar óculos, o aluno escolherá o tipo de armação e depois receberá os óculos.

O programa Olhar São Gonçalo foi criado por meio da lei municipal 1.841/2023, enviada pelo prefeito Professor Marcelão e aprovada na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante.

Fernando Barbosa

[ Mais notícias ]